Saturday, December 13, 2014

This is Where i Leave You

Shawn Levy tem sido nos ultimos anos um dos veiculos de comedias familiares nos ultimos tempos com razoavel sucesso. Dai que este ano tenha sido quase em silencio que esta comedia familiar tenha estreado sem grande alarido à sua volta pese embora a reuniao de dois pesos pesados da comedia como Bateman e Fey. Os resultados criticos foram os tipicos no realizador, a mediania quase indiferente ao filme. Ja comercialmente as coisas foram bem menos favoraveis com um dos maiores desastres da sua carreira.
Sobre o filme quando tentamos fazer uma comedia familiar supostamente com muitas sequencias de humor entre elas e quase nenhuma nos consegue fazer rir é obvio que a comedia pelo menos enquanto tal, não resultou, e isso e o que se passa na generalidade com este filme, uma serie de acontecimentos pouco previsiveis mas que na generalidade nunca funcionam pelo menos em termos de humor.
Por outro lado temos o lado da comedia familiar e da ligaçao entre as personagens, e mesmo aqui o filme tambem nunca consegue ter intensidade emocional, os conflitos e as ligaçoes surgem mas nunca existe intensidade em nenhuma das vertentes perdendo o filme com esta falta de força.
Por fim temos os conflitos amorosos que poderiam tornar este filme numa comedia romantica e mais uma vez aqui falha principalmente porque todas as personagens parecem pilotos automaticos nas relaçoes e estas nunca atingem o pico emocional que uma comedia romantica necessita para funcionar.
E quando todos este parametros não funcionam nada se pode dizer do que um filme de reuniao com alguns, poucos meritos de ligaçoes e diferenças entre pessoas e pouco mais.
A historia fala da reuniao de quatro irmãos para homenagearem o pai falecido durante sete dias de volta a terra natal, onde vao ter momentos decisivos do passado, presente e o ponto de partida para alicerçar o futuro.
No argumento muito pouco de relevo, principalmente na vertente comica que em si nunca consegue realmente funcionar e um argumento de uma comedia sem graça nunca pode ser funcional, pese embora o mesmo tambem falha principalmente na falta de profundidade das personagens.
Levy como realizador por vezes utiliza bem a camara como veiculo de humor aqui nunca consegue, parece sempre preso a um registo de televisao e pouco mais e para alguem consagrado isso e manifestamente pouco.
Sobre o cast a tentativa de dar um lado mais sobrio e mais calmo a Fey e Bateman transforma ambos em actores banais principalmente quando a persoangem em si e vazia, ficando a impressao que o filme e um despredicio de comicos.

O melhor – As piadas sobre os decotes de Jane Fonda

O pior – A falta de toda a graça do filme.


Avaliação - D+

No comments: