Saturday, December 13, 2014

Before i Disapear

Shawn Christiensen é daqueles actores que de repente lança um projecto totalmente pessoal onde acaba por desempenhar diversas funções ao mesmo tempo. Os resultados criticos do filme mesmo nao sendo brilhantes porque nao sao, acabaram por valer ao filme alguns premios em festivais menores que acabou por lhe dar alguma consistencia. Em termos comerciais o filme praticamente não existe com uma distribuição curta e nada mais.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um objecto tipicamente independente em todas as formulas, no argumento na realização nos principios todo o filme acaba por ser uma presmissa sobre os limites do ser humano e a tentativa de algo para os prender novamente a vida. E a grande força do filme reside nisso na forma como a personagem central se une ao pouco que tem quando o fim da vida parece o seu destino.
Contudo como outros filmes independentes e um filme com muitos outros problemas desde logo alguma falta de objectividade em termos de argumento, por vezes demasiado circular, nunca conseguir diferenciar prefeitamente a realidade concreta do filme com os periodos de alucinaçao do personagem um bom campo para alguma creatividade.
Por outro lado o tom do filme nunca tem a força emocional necessaria para ser um drama na sua essencia e por outro lado nunca consegue ter a ligeireza de comedia, o que o torna um objecto que apesar de conhecidas forças por si so nao chegam para o tornar uma referencia.
A historia fala um individuo no limite da sua existencia com tendencias suicidas que segundos antes de por fim a sua vida recebe uma chamada de uma irma para a ajudar com a sua sobrinha aos poucos começa a relacionar-se com este familiar e encontrar algo que lhe de novo alento.
O argumento e muito melhor no sumo do que propriamente na fruta em si, a ideia traduzida do filme e interessante mas a mesma acaba por nem sempre ser bem potencializada em detalhes narrativos, argumento.
A realizaçao e sombria e tipicamente independente sem creatividade assinalavel que o lado pobre de um estilo de cinema com fas mas por outro lado nao tem a força que outro tipo de cinema tem, mesmo dentro do lado indie destaque contudo para a multifunções do seu autor.
E o lider do cast e do filme e precisamente na interpretação que ganha maior destaque com um excelente pape, intenso como o filme precisa com o maior destaque na conversa final com Rossum tambem de volta ao melhor nivel.

O melhor - O telefone e o seu simbolismo


O pior - Muitas curvas para um caminho que deveria ser mais simples

Avbaliação - C

No comments: