Saturday, December 20, 2014

The Trip to Italy

Michael WInterbottom e daqueles realizadores que balança a polémica fácil em alguns dos seus filmes com a simplicidade de outros. Há cerca de quatro anos a sua paixão pela comida de origem a um filme e posteriormente a uma série que tem aqui a sua continuidade desta vez em itália. E certo que e um realizador que consegue sempre bons resultados críticos o que mais uma vez conseguiu já comercialmente a sua fama fica circunscrita a detemrinados territórios.
Sobre o filme podemos dizer que e um filme simples onde a comedia e a comida são um contexto de improviso para dois actores / comediantes. E aqui surge o grande epicentro do filme ou seja a capacidade de cada um fazer humor a sua mora num quase combate de piadas. Contudo nem sempre estas resultam sendo quase sempre demasiado repetitivas e o filme demasiado longo para o real conteúdo que tem.
Por outro lado temos muito pouco em termos de historia em si, ao contrario do primeiro filme onde o fluxo narrativo tinha mais seguimento e mais que os actores em questão tínhamos personagens com os nomes dos seus interpretes.
Pelo referido temos um filme próprio original, com alguma piada mas como valor narrativo torna-se quase num talent show dos seus interpretes e nada mais o que pode ser redutor para um filme principalmente com um realizador tão forte como Winterbottom.
A historia segue um trajecto de dois amigos e rivais no mundo da comedia pela itália mantendo conversas enquanto que conhecem o valor gastronómico da itália.
O argumento e quase sempre inexistente, diálogos sem grande lógica que testam a capacidade de improviso de ambos actores o que acaba por ser um bom exercício para ambos mas longe de ser um filme com um excelente argumento.
Winterbottom como realizador praticamente limita-se a dar a beleza natural do contexto o que e fácil tendo em conta o mesmo, e quase um guilty pleasure do realizador que usualmente busca a intensidade nos seus filmes e aqui dá-nos por completo a sua antítese.
No cast muito pouco a registar o duo de protagonistas são eles mesmos com as suas características e não existe tarefa mais fácil do que esta.

O melhor – As paisagens e a comida.

O pior – A repetição do humor de fingir ser outras pessoas conhecidas



Avaliação - C

No comments: