As Mafias actuais
principalmente de leste encontram-se um pouco por todo o mundo e
tambem no coraçao de Nova Iorque. Poucos filmes tocam sobre este
assunto e quando o fazem sao em filmes declarados. Pela mao de um
europeu surge este curioso filme sobre o lado negro de Brooklyn com
um bom elenco que conseguiu apos estreia em alguns festivais um bom
reconhecimento critico insuficiente para os premios mas suficiente
para garantir uma boa bilheteira para um filme que estreou em tao
poucos cinemas.
Sobre o filme o que
podemos dizer, as intrigas de sobrevivencia no submundo sao sempre
filmes complicados pois achamos o contexto demasiado distante, e
nisso o filme funciona na forma como consegue incutir o panico do
incerto em cada personagem e a imprevisibilidade total do que vem a
seguir. E este e o segredo completo do filme ou seja nunca sabemos de
onde vem as personagens quais os seus objectivos e como elas vao
acabar.
E se este lado e
interessante porque o filme acaba por surpreender o espetador minuto
apos minutos por outro lado o filme perde porque nunca consegue criar
uma ligaçao clara entre o espectador e algumas das personagens com
excepção da central, que acaba por ser o epicentro de todo o filme.
Para alem deste facto a linhagem narrativa em si acaba por ser
previsivel ao contrario de todo o segredo e surpresa do
desenvolvimento de cada personagem.
Por isso temos aqui um
filme interessante com bons momentos que acaba por ser facil de ver e
diferente. O que num ano longe de ser famoso chama a atençao para
alguns bons pontos principalmente numa intriga coesa e forte, e bons
dialogos que fazem este filme sem ser um grande filme um acima da
media.
A historia segue dois
primos que gerem um bar titulado pela mafia russia que de repente se
ve assaltado o que poem em conflito a sua relaçao com estes
individuos, enquanto um e outro tentam arranjar forma de refazer a
sua vida.
Sobre o argumento do
filme, adaptado de uma serie de manuscritos podemos dizer que o filme
e conseguido principalmente nas personagens e na forma como estas se
vao revelando ao longo do filme, mas principalmente ao longo de
alguns simples mas creativos dialogos, criando um argumento que
demonstra qualidade em quase todos os seus elementos.
Roskam estreia-se no
cinema americano com um filme interessante, escuro, no submundo e
cria bem este contexto, não sendo um prodigio artisitico ou mesmo de
realizaçao e um bom primeiro filme para alguem que se estreia em tao
altas andanças.
No cast podemos desde
logo destacar a presença de Gandolfini na sua ultima presença, que
não sendo brilhante e dentro do bom nivel que nos habituou. Hardy
demonstra neste filme a sua versatilidade não sendo o seu filme mais
exigente mostra o lado dual que faz dele uma das figuras atuais do
cinema.
O melhor – A
imprevisibilidade do desenvolvimento das personagens
O pior – Depois de
desvendado o factor positivo o segundo e demasiado previsivel
Avaliação - B-
No comments:
Post a Comment