Sunday, December 28, 2014

The Drop

As Mafias actuais principalmente de leste encontram-se um pouco por todo o mundo e tambem no coraçao de Nova Iorque. Poucos filmes tocam sobre este assunto e quando o fazem sao em filmes declarados. Pela mao de um europeu surge este curioso filme sobre o lado negro de Brooklyn com um bom elenco que conseguiu apos estreia em alguns festivais um bom reconhecimento critico insuficiente para os premios mas suficiente para garantir uma boa bilheteira para um filme que estreou em tao poucos cinemas.
Sobre o filme o que podemos dizer, as intrigas de sobrevivencia no submundo sao sempre filmes complicados pois achamos o contexto demasiado distante, e nisso o filme funciona na forma como consegue incutir o panico do incerto em cada personagem e a imprevisibilidade total do que vem a seguir. E este e o segredo completo do filme ou seja nunca sabemos de onde vem as personagens quais os seus objectivos e como elas vao acabar.
E se este lado e interessante porque o filme acaba por surpreender o espetador minuto apos minutos por outro lado o filme perde porque nunca consegue criar uma ligaçao clara entre o espectador e algumas das personagens com excepção da central, que acaba por ser o epicentro de todo o filme. Para alem deste facto a linhagem narrativa em si acaba por ser previsivel ao contrario de todo o segredo e surpresa do desenvolvimento de cada personagem.
Por isso temos aqui um filme interessante com bons momentos que acaba por ser facil de ver e diferente. O que num ano longe de ser famoso chama a atençao para alguns bons pontos principalmente numa intriga coesa e forte, e bons dialogos que fazem este filme sem ser um grande filme um acima da media.
A historia segue dois primos que gerem um bar titulado pela mafia russia que de repente se ve assaltado o que poem em conflito a sua relaçao com estes individuos, enquanto um e outro tentam arranjar forma de refazer a sua vida.
Sobre o argumento do filme, adaptado de uma serie de manuscritos podemos dizer que o filme e conseguido principalmente nas personagens e na forma como estas se vao revelando ao longo do filme, mas principalmente ao longo de alguns simples mas creativos dialogos, criando um argumento que demonstra qualidade em quase todos os seus elementos.
Roskam estreia-se no cinema americano com um filme interessante, escuro, no submundo e cria bem este contexto, não sendo um prodigio artisitico ou mesmo de realizaçao e um bom primeiro filme para alguem que se estreia em tao altas andanças.
No cast podemos desde logo destacar a presença de Gandolfini na sua ultima presença, que não sendo brilhante e dentro do bom nivel que nos habituou. Hardy demonstra neste filme a sua versatilidade não sendo o seu filme mais exigente mostra o lado dual que faz dele uma das figuras atuais do cinema.

O melhor – A imprevisibilidade do desenvolvimento das personagens

O pior – Depois de desvendado o factor positivo o segundo e demasiado previsivel


Avaliação - B-

No comments: