Saturday, December 27, 2014

Pride

O cinema britanico com teor politico sempre foi um campo de grandes filmes ao longo dos ultimos anos principalmente na classe baixa e nos confrontos politicos. Quer em drama quer em comedia tem surgido filmes capazes de se intrometerem nos galardões contra colossos ou filmes independentes com dinheiros americanos. Este ano criticamente o filme ingles que conseguiu este objectivo foi este Pride que entre outras façanhas criticas conseguiu a nomeaçao para melhor nomeaçao comedia nos globos de ouro, mesmo que comercialmente seja sempre um filme menos.
Sobre o filme, eu confesso que o caracter ligeiro por si so das comedias fabris inglesas tem muito valor principalmente na forma como potenciam as personagens para o coraçao das historias em vez da trama narrativa em si. A este facto alia-se um facto politico curioso que e a uniao de pessoas a priori tao diferentes como mineiros e homossexuais em busca dos seus direitos numa luta comum.
Por este facto podemos dizer que o filme ter virtudes por explorar tao bem estas diferenças e 'por fazer tao bem nas personagens a uniao das mesmas não so em termos narrativos mas tambem na exploraçao estetica da diferença e nisto o filme ganha coração um dos pioneiros do filme.
Mas existe um ponto que o filme nunca consegue diferenciar que é a clara protecção apenas do lado dos manifestantes, sempre como se estes tivessem do lado correcto da razao o que sabemos nem sempre ser verdade, e essa tomada de lado, obvia mas ao mesmo tempo precipitada torna o filme algo cor de rosa nas personagens e perde alguma força politico que o filme podia ter sem perder o seu tom ligeiro. Por outro lado o filme não tem e não consegue ter a força do cinema simples de comedia inglesa que muitos outros tem.
A historia fala de um grupo de homossexuais que na luta pelos seus direitos decidem apoiar financeiramente um grupo de mineiros em luta por condiçoes de trabalho o que vai conduzir a um contacto tao inesperado como dificil entre estes dois grupos de pessoas.
O argumento tem pontos interessantes nem tanto no rigor politicio que o filme nem sempre tem mas acima de tudo na forma facil com que as personagens diferentes interagem entre si e encaixam, dando bons dialogos.
Na realizaçao esta estreia na alta roda de Warchus e coroada de sucesso depois de ganhar o melhor filme independente britanico e que o podera lançar para altos voos uma realizaçao tradicional simples britanica mas que funciona para os intuitos do filme principalmente na contextualizaçao de cada contexto proprio.
Por fim em termos de cast, o mais brilho vai para os mais jovens e menor conhecidos como Scott e Mckay, mas os momentos em que entram sao ganhos por Dominic West depois de muitos anos arredado das lanternas da fama surge aqui com um dos melhores papeis da sua carreira.


O melhor – O conflito de realidades.

O pior – O lado cor de rosa apenas existe de um lado.


Avaliação - B-

No comments: