Wednesday, December 24, 2014

The Equalizer

A dupla Washington Fuqua e daquelas que passe muitos anos poucos vao conseguir esquecer pelo brilhante trabalho em Dia de Treino. Dai que a sua reuniao novamente fosse por si so um acontecimento mesmo com um estilo diferente de acçao simples e de um heroi moderno. O resultado critico terreno sempre dificil para o genero foi passado de forma simples sem grande alarido pelo contrario comercialmente o filme deu novamente ao realizador a forma que já não encontrava desde precisamente dia de treino.
Sobre o filme, quando falamos de filmes de açao pensamos sempre na forma como este genero era nos anos 80, e da forma como ele foi evoluindo para tramas narrativas mais complexas. Pois bem podemos desde logo dizer que este filme mais não e do que o regresso ao passado, do count down dos viloes pelo heroi improvavel.
E se neste particular o filme e eficaz com estilo, secretismo e misterio no personagem pensamos que actualmente e com a evoluçao deste tipo de cinema um filme como este e naturalmente limitado, em quase toda a linhagem. Desde a narraçao ao dialogo ou a profundidade de uma mensagem que nunca tem.
Neste balanço de altos e baixos de um filme medio um valor acrescentado leva o filme para outros parametros que e a excelente realizaçao com exercicio de estilo que dao força a uma personagem que Washington com o seu carisma tambem a torna naturalmente mais forte.
O filme fala de um estranho empregado de uma loja de bricolage obsessivo compulsivo com insonias que conhece uma jovem prositiuta explorada por uma rede da mafia russa, quando decide a vingança de todos o que conduziram a sua nova amiga para esta vida sem saida.
O argumento e repetido e muito curto, basicamente temos um contexto para mortes e agressividade, pelo que se o filme acaba por ter alguma força na sua historia deve-o obviamente a outros componentes do cinema.
A realizaçao de Fuqua e importante na força que da e no carisma que oferece a personagem longe de ter um cunho de autor pessoal Fuqua tem-se tornado um interessante realizador de tarefas falta a obra de criador que ainda não teve depois de um brilhante inicio.
Washington tem aqui um papel em piloto automatico, o carisma esta-lhe no sangue e isso chega para fazer a personagem resultar já que nada mais lhe e pedido, Moretz tem aqui um filme importante mais pela passagem para um papel mais adulto do que pela exigencia do filme.

O melhor – A homenagem a serie B

O pior – A falta de conteudo geral do argumento


Avaliaçºao - C+

No comments: