Thursday, November 25, 2010

Harry Potter 7: The deathy hallows-Part1


O maior franchising de sempre do cinema regressa para a abordagem ao seu fim, o problema de uma conclusão tão extensa do ponto de vista literario foi a necessidade de dividir o filme em duas partes com as consequencias obvias de uma decisao como esta, ou seja, nenhum dos filmes vai parecer verdadeiramente um filme singular. Esta primeira parte tras para ja dois sentidos, se por um lado comercialmente nao teve o fulgor de outros filmes da saga, sendo de vulgar o nivel de excelencia comercial que todos os filmes souberam manter. Em termos criticos o filme chega num registo positivo como alias foi normativo ao longo de todos os filmes, que devido a sua fidelidade e aproximaçao literaria nunca deixaram de lado os seus espectadores.

Este advinhava-se um filme dificil, primeiro pelo facto de nao ter conclusao pese embora os directores e produtores tenham conseguido elaborar climax, e por outro lado porque com o decorrer do tempo bem como as personagens os filmes foram-se tornando mais adultos e com temas mais fortes, aumentando a complexidade.

Neste filme nota-se isso, uma aproximaçao notoria a saga do senhor dos aneis, nos caminhos preocorridos pelas personagens no caracter mais epico que vai adquirindo, ao solicitar mais esforço fisico dos personagens, mas perde tudo o que realmente era diferente em Harry Potter, como o paralelismo dos mundos, a conjugação, os pormenores, que o filme acaba por quase nunca ter.

Por outro lado as novas personagens e notoria uma menor preocupaçao destas se tornarem mais simples e ao mesmo tempo mais desinteressantes, toda a narrativa serve apenas de preparaçao para o mediatico final, onde chegamos ao final do filme passado quase tres horas e muito ou quase nada de relevante foi acontecendo.

Pelo lado positivo a excelente cenografia do filme, talvez aquela que Harry Potter mais devia ter ao longo de toda a saga, mais clarividencia mais excentricidade e menor carga negra, e tambem a forma brilhante com que a historia dos tres irmaos e montada

O filme continua as pegadas de Potter, desta vez na luta pela destruição e preparar-se para o confronto final, mesmo sem a ajuda de Dumbledore.

O argumento aproveita a fidelidade do livro como maior valorização, mesmo que em termos de filme se torne algo piroso em alguns aspectos, ja que as personagens infantis nao conseguem ser mais do que propriamente isso.

A realização de Yates e interessante para um desconhecido a dirigir uma saga tao grande, poucos esperavam que lhe dessem o premio de concluir o filme, contudo aqui temos a resposta, com ja alguma forma mais solta de retratar a sua forma da saga, melhorou bastante relativamente aos anteriores.

Quanto ao cast fica sempre a ideia que o casting inicial limitou o desenvolvimento da personagem principal porque Radcliff e a imagem de Harry Potter, mas esta longe de ser um actor de referencia, melhor capacidade para Watson e Grint que foram melhorando com o tempo. Tambem com o desenvolvimento foi perdendo a força dos secundarios que iam aparecendo


O melhor - A força do franchising


O pior - Perder o encanto de Potter


Avaliação - C+

No comments: