Sunday, November 07, 2010

Megamind


E conhecido o facto de nos ultimos tempos a Dreamworks ter assumido a liderança em termos de receitas comerciais do cinema de animaçao muito a custa de um fluxo de filmes muito superior ao das suas rivais. Para o final deste ano surgia este surpreendente Megamind, um pouco a resposta aos incriveis da pixar uma vez que debruça sobre a tematica dos superherois tratada no filme da dysney. Os resultados ate ao momento são ambiguos se criticamente numa fase em que a animação passa por alguns problemas as coisas ate correram bem, ja comercialmente os primeiros indicadores nao sao famosos, com resultados muito aquem das melhores expectativas.

Antes de mais convem salientar que qualquer comparação com os incriveis e tremendamente injusta para o filme, uma vez que o objectivo e completamente diferente. Assim debruçando no filme sem nenhuma base de comparação podemos dizer que com a excepção do tremendo Toy Story 3 estamos perante o melhor filme de animação do ano, capaz de ser intenso, non sense quando necessario, com uma acção produtiva muito bem elaborada e com a dose de humor muito bem trabalhada

E daqueles filmes que entertem jovens e adultos sem dificuldades, dos filmes +para crianças que todos gostamos de ver e sentir, nao e muito explorado do ponto de vista emocional, tem mais musculo e comedia do que coração, mas acaba por se tornar fascinante pela moratoria e pela pouca imposição de regras entre o bom e o mau.

Para este ponto tambem contribui a forma como as pergonagens estao montadas entre si a interligação relacional simples e em forma de quadrado permite que o filme condensse nestas e isso e do melhor que o filme acaba por nos trazer ou seja o facto de nao desprediçar momentos sempre a uma boa intensidade.

O unico senao a obvia comparação com incriveis mais maduro, adulto mais bem trabalhado mas e sempre injusto comprarar com um classico do genero.

O filme fala de um duo de personagens que se habituaram desde sempre a ser a antitese uma da outra, uma o heroi e outra o vilao, ate que um dia algo muda e e necessario encontrar um novo heroi para combater este vilão so que o heroi encontrado nao e bem aquilo que se esperava.

O argumento e engraçado muito potencializado pela boa construçao de personagens, mesmo que muitas vezes carencie de logica e ser demasiado despegado da realidade, contudo o humor e o rimto compensam tudo isto.

A realização e aproduçao do filmesão de primeira linha, mesmo quando tentam tornar o filme expectacular e grandisos conseguem, por vezes nos pequenos promenores percebemops distancias em relaçao a pixar mas ja sao muito menores.

O cast de vozes nao podia ser mais feliz, se por um lado Ferrel e o alter ego natural da +personagem central dando lhe a vertente comica essencial para o filme, num dos melhores castings de vozes que ha memoria, Pitt com o seu tom jocoso ta

o melhor - Ferrel e a personagem Megamind


O pior - Demasiado desligado de coerencia


Avaliação - B

No comments: