Saturday, November 13, 2010

Takers





Os filmes sobre assaltos e mecanismos de roubo bem preparados teve o seu exopente maximo com a saga die hard, pela preparaçao e pela forma com que a intensidade narrativa era depois explorada com algum humor da personagem central e por sequencias com um ritmo fortissimo. Desta saga foi saindo diversos filhos menor com maior ou menor sucesso, como e o caso deste Takers, A resposta do publico foi positiva interessada novamente numa tematica regressada pelo sucesso do filme The Town, temos aqui a sua versao mais comercial, dai que podemos dizer que em termos comerciais e particularmente nos EUA o filme resultou em grande escala mesmo que criticamente nao tenha ido alem da total indiferença

Antes de mais para analisar o filme temos de o fazer de dois pontos de vista que acabam por ser demasiado paralelos ao longo de todo o filme, por um lado o dos bandidos pouco elaborado personagens quase sem identidade que funcionam em grupo apenas, temos a determinada altura dificuldade em os caracterizar uma vez que o unico indicador que nos e sempre dado e em caso concreto a forma destes vestir e uma outra namorada.

Do lado dos policias o contexto e mais bem trabalhado principalmente a do lado de Matt Dillon a unica personagem de todo filme, envolvente e com densidade psicologica mesmo que caia muito facilmente no esteriotipo do policia ambiguo que muitas vezes passa para o outro lado da lei.

De resto nada de novo para os fillmes do genero o plano, a tentativa de resposta por parte do policia, sessoes de acçao interminaveis, a determinado momento pensamos que podemos sair do filme que quando regressamos tudo se encontra no mesmo ponto em que o deixamos, e este sentimento precorre quase todo o filme.

Falta lhe todos os ingredientes para um bom filme de acçao por um lado a curiosidade em torno do que vai acontecer, intensidade das personagens quer fisica e emotiva, e mesmo uma maior envolvimento entre elas

O filme fala de um grupo de assaltantes que ve com a saida da prisao de um dos seus elementos obrigados a fazer um assalto que tem tanto de grande e ambicioso como de perigoso, ate que dois policias conseguem os interceptar e começa a luta e o jogo do gato e do rato.

O argumento e pobrezinho em todos os seus pontos, quer na construçao de personagens muito pouco elaborado principalmente no grupo central de papeis, o desenvolvimento narrativo nunca vai alem do espontaneo, e em dialogos quase sempre nao temos nada que recordar.

A realizaçao por sua vez e extremamente irritante, extremamente movimentada a camara fica sempre demasiado solta o que chega a provocar a determinados momentos dores de cabeça e dificulta o acompanhamento do espectador do que realmente esta a acontecer no filme, para tentar apenas e so dar mais realismo pois mesmo no caracter estetico o filme fica a perder.

Em termos de cast o grupo de ladores apenas nos tras actores mais conhecidos pela sua imagem do que pela capacidade interpretativa e no filme nao tem necessidade em nenhum momento de explorar mais que isso. De resto Matt dillon numa reediçao com menos profundidade do seu papel em Armored e Crash o que ja se torna extremamente repetitivo


O melhor - A sequencia da explosao


O pior - A realização irritante


Avaliação - C-

No comments: