Friday, November 19, 2010

Nowhere Boy





Demorou demasiado tempo a mini biografia de um dos grandes musicos e compositores do seculo 20, pela complexidade e riqueza da personagem John Lennon merecia ha muito um filme completo sobre todas as facetas de uma vida de causas e excentricidade. Contudo o problema de ser ingles limita a forma com que as realizaçoes se impoem neste tipo de filme. Nesta biografia da adolescencia de Lennon as coisas correram dentro das possibilidades para um filme pequeno, por um lado criticamente as coisas correram bem com criticas maioritariamente positivas, ja comercialmente o filme teve mais dificuldades, principalmente em ganhar distribuiçao nos EUA, o que conduziu a algum atraso e a resultados pouco significativos.

Nowhere Boy para biopic perde no essencial ou seja na dificuldade do espectador reconhecer a figura na personagem central, quer na formula fisica do actor escolhido e mesmo na personalidade, pese embora seja descriminado que se trata dos seus primeiros anos.

Outro dos pontos negativos do filme e monotonia e mesmo o corte musical com aquilo que posteriormente seria s sua obra musical, parece por vezes mais passado nos EUA do que propriamente em Inglaterra

Salvaguarda-se a forma como a escalada de rebeldia ja e notorio em Lennon na forma com que este se integra autoritariamente com os seus pares e acima de tudo a forma como permite ter nocçaio quer do contacto como do crescimento musical de Lennon

O filme fala da epoca da adolescencia de Lennon e os seus primeiros contactos com a musica, enquanto começa a ter divergencias entre escolher a sua mae biologica ou a sua tia responsavel pela sua educaçao.

Como biopic ja vimos historias e argumentos que ptoenciassem mais o centro do filme, do que este pequeno filme, ingles pouco corajoso nas personagens e acima de tudo dos dialogos vulgarizando por vezes as falar de Lennon, de resto apenas o seguir o rumo dos acontecimentos.

A realizaçao tipica de um filme indie ingles, e de pouco arrojo sempre com a preocupaçao de trabalhar o contexto cultural, em deterimento de qualquer caracter estetico ganha no realismo.

Em termos de cast a escolha de Johnsson tornou se acertado num filme mais serio do que o brilhante Kick Ass. Tem carisma e com filmes mais potenciadores pode se tornar num caso particular de mediatismo. Scott Thomas esta como sempre ao seu melhor nivel numa actriz de primeiro segundo plano


O melhor A homenagem a Lenon.


O pior - Parar demasiado cedo



Avaliação - C+

No comments: