Sunday, November 14, 2010

Animal Kingdom




è cada vez mais conhecida a atençao do cinema americano ao que se vai fazendo pela Australia, alias se estivermos atentos aos ultimos anos do cinema norte americano nao e dificil perceber que grande parte das estrelas sairam de lá, e que cada vez mais os titulos conseguem um reconhecimento critico. Este Animal Kingdom e o sucesso deste ano, pese embora comercialmente as coisas nao tenham corrido como a maioria dos outros filmes criticamente as coisas correram bem, e digamos mesmo que começa a prefilar na lista de oscars contenders que se começam a perfilar nesta altura do ano.

Animal Kingdom mais que um grande filme, e um filme cruel e frio na abordagem que faz a uma tematica importante como a relaçao entre policias e ladroes na cinzenta cidade de melbourne, por vezes as coisas sao tomadas de uma forma demasiado dura para aquilo que a realidade transmite, mas a forma como o cinema normalmente e feito neste epais tem sempre uma tendencia mais dark, que novamente esta encontrada na forma como o filme esta realizado.

Nao e um filme intenso nem personifica na perfeiçao a relaçao entre as personagens a determinados momentos surge a necessidade de pedir mais de exigir mais que o filme se desloque para um nivel suprior abandonando a forma de caso de vida, o acaba por nunca acontecer.

O seu ponto maximo e na forma fria com que o filme se conclui de longe o ponto mais importante do filme, todo o filme se desloca numa personagem recatada mas que cedo percebemos que se encontra a degradar ate ao final previsivel mas ao mesmo tempo surpreendente pela espontaneadade do mesmo.

O filme fala de um orfão que depois da morte da mae por overdose passa a viver com a sua avo e os seus tios, uma familia de ladores perseguido pela policia, aqui começa a existir neste conflitos assassinatos que o envolvem inderectamente num mundo ate aquela altura que nao era o seu

O argumento trabalha mais a intensidade das personagens do que propriamente a riqueza propria do guião ou mesmo dos dialogos sempre mais silenciosos do que outra coisa, a violencia expressa pela forma mecanica dos actos e o ponto mais acentuado de um guiao eficaz.

A realização e a tipica em filmes australianos de classe mais independente, ou seja e um filme escuro parado sem grandes rasgos de camara, provavelmente mais um trampolim para actores do que propriamente para os criadores e realizadores do filme

Em termos de cast e conhecida a formula de Pearce regressas a terra natal para impulsionar os seus filmes, mesmo que nao lidere o cast como e o caso. A maioria dos actores encontra-se a bom plano em papeis parecem-me proximos dos habituais de ambos, Weaver tem recebido os maiores aplausos, pese embora me pareça que nem o papel nem o filme tem dimensao que lhe possa valer um reconhecimento mais elevado



O melhor - O epilogo


O pior - A determinada altura nao conseguir parar a destruiçao


Avaliação - B-

1 comment:

Unknown said...

Olá.
Quando sai o comentario do Tropa de Elite 2?