Sunday, February 24, 2008

Welcome Home Rescoe Jenkins




Este ano as comedias afro americanas de inicio de ano vieram a duplicar depois de no inicio do ano, o mais interventivo dos ultimos tempos Ice Cube ter lançado a sua da praxe, eis que agora surge a resposta, num filme que no segmento se preparava para jogar forte, principalmente com a junçao de duas das maiores estrelas deste segmento muito particular, Lawrence e Enterteiner, que isoladamente tem tido ultimamente dificuldades em se impor na bilheteira, conjugaram esforços, num filme ambicioso comercialmente. Contudo o genero esta um pouco ultrapassado e isso revestiu-se numa carreira comercial mediana, sem grandes explosoes mas com resultados que lhe permitem visibilidade. Sendo que a critica nao foi tão dura quanto costuma ser com este tipo de filme, sem isso contudo queira dizer que tenha aperciado este filme.

Este titulo conjuga dois estilos que na minha opinião nao conjugam nada bem, por um lado a comedia familiar normalmente simplista baseada em sentimentos, com as comedias afro americanas, apimentadas de forma inocente, e baseadas nuns tiques algo enjoativos dos seus personagens num humor tremendamente fisico. E se o primeiro ponto neste filme ate poderia ser valorizado pelo facto de circuscrever uma dinamica de personagens familiares num curto espaço que permite uma exploração maior da riqueza emocional e sentimental do filme, por outro lado o filme desinteressa-se por completo por este segmento centrando intenções, nas capacidades de humor fisico, extremamente exaustivas, e nunca engraçadas dos diferentes superstars do genero que tem ao seu dispor.

Este aspecto retira a logica e ridiculariza por completo qualquer tentativa de seriedade de um guião que ate tinha conteudo, mas que e apagado por estas situações extremamente exageradas e que fazem parte de um humor ultrapassado, ou entao aperciado por crianças de idades muito reduzidas-

A historia fala sobre uma reuniao de familia onde um famoso artista de hollywood e a sua pinup, voltam a origem familiar deste, distante do ambiente cosmopolita da fama, e acima de tudo reaviva conflitos e relações antigas, que leva a uma reflexao do personagem. O argumento nao e creativo na base, mas bastante mais forte do que o filme faz dele que o reduz a um conjunto de histericos gritos dos seus actores, que por vezes faz duvidar da sanidade mental das personagens. mas talvez esse seja o objectivo comico do filme, na minha opiniao longe de ser concretizado.

O argumento e muito na linha do que encontramos nos diferentes filmes dos actores deste filme, uma base familiar, ou de comedia romantica, que fica completamente limitada a servir os propositos egocentristas das personagens, nos seus barulhantos registos interpretativos.

A realização é um aspecto dificil de considerar neste filme, porque na maior parte do filme nao damos por ela, o que nao e mau ja que se trata de um filme simplista. Dai dever ser avaliada como mediana.

O cast fica marcado pelos registos repetitivos e irritantes de Lawrence e Enterteiner, que repetem a exaustao uma formula que esta ultrapassada, com o problema de nao terem ferramentas para contornar este aspecto. De entritecer a presença de Clark Duncan, nao conseguindo impulsionar a carreira depois de um periodo prospero colecionando mas escolhas. De positivo o regresso saudoso de Earl jones, que embora esteja numa personagem simplista a sua calma contagia todo o filme.


O melhor - o regresso de james Earl jones.


O Pior - A duplicar o irritante histerismo dos protagonistas.


Avaliação - C-

No comments: