Thursday, June 15, 2006


Tsotsi

Starring:
Presley Chweneyagae, Mothusi Magano, Kenneth Nkosi, Zenzo Ngqobe, Terry Pheto
Directed by:
Gavin Hood

Foi sem surpresa que este filme sul americano em Março ultimo garantiu o Oscar de melhor filme estrangeiro, demasiado rotulado como "a nova cidade de deus" e uma boa maquina de markting, o filme desde cedo assumiu esse objectivo que acabou por conseguir. Mas e este tsotsi um bom filme?
A minha opinião é que não, limita-se a contar a historia de um gangster com sentimentos com um bebe a seu cargo, numa toada morna, e baseando todo o teor do filme numa contextualização bem efectuada, apesar de estar a anos luz de cidade de deus.
A brutalidade do filme resume-se a duas imagens mais cruas, e depois continuamos no mesmo registo de uma personagem sonolente, sem grande movimento, que tudo faz a lei da bala, mas que a sua historia esta sempre longe de ser emocionante e muito menos retartante de alguma coisa
O que me parece actualmente, e que qualquer filme nao americano, que tenha como ingredientes a descrição de populações pobres de terceiro mundo tem via aberta para o sucesso, mesmo que seja obras tão cinzentas e sem classe como este tsotsi.
A realização, esta longe de ser brilhante sendo que a composição dos bairros degradados sao claramente montados em estudios, e pré fabricados na minha opiniao bastante mais agradaveis do que os verdadeiros, Tb o argumento me parece claramente demasiado preso e linear, sem grande profundidade ou grande moratoria, passando apenas a historia de uma personagem longe de ser bem caracterizada e a sua incapacidade de ser correcto.
Tb ao nivel de actuações rapidamente vimos que estamos perante amadores na definição da palavra, safando-se nas cenas que requerem a agressividade pura.
Enfim um daqueles filmes que toda a gente fala e aplaude e que depois observamos que não e mais que uma ilusão fraca de optica.

O melhor - Os momentos em que o realizador arrisca na relação pura entre personagens.

O pior - O pecado de alguem ter tentado comparar este fiat com o ferrari cidade de deus

Avaliação - C

1 comment:

neelus said...

o filme não é sul americano, é sul africano!