Thursday, June 01, 2006


United 93

Starring:
Daniel Sauli, Lewis Alsamari, JJ Johnson, Gary Commock, Polly Adams (II)
Directed by:
Paul Greengrass

Durante quase 5 anos um dos acontecimentos mais marcantes da historia moderna ficou esquecido, pelos grandes estúdios, talvez a celebrar um período de luto merecido pelo choque que a queda das twin towers causou em todos os americanos.
E pois como não há fome que não acabe em fartura, eis que num curto espaço de tempo irão surgir dois títulos, sendo um deles, United 93, que nos dá a historia dentro do próprio avião, daquele que foi o único a falhar o alvo. Tudo isto e realizado sob a forma de documentário, transitando imagens do interior do avião, com o pânico nas cabines de controlo durante aqueles momentos. O filme não tem historia não tem personagens, e amadoramente realizado, o que consegue transmitir o realismo que o autor queria dar ao filme. Os minutos vão passando como se duma reportagem se tratasse, até que conclui com o heroísmo típico dos EUA, que por um lado dá emoção à quase inexistente trama, e depois homenageia aqueles que segundo esta versão foram autênticos heróis.
Greengrass, apenas apostou no tema, ao contrario do que vamos poder ver em WTC, apostando em actores perfeitamente desconhecidos sem efeitos especiais, apenas relatando cruamente o seu ponto de vista, o filme foi aplaudido pela critica, mesmo não tenha conseguido grandes resultados na bilheteira, mas aguça em muito o que Oliver Stone pode nos dar para meados de Agosto.
O mal do filme, esta precisamente no facto de não ser um filme, e acima de tudo se perder nos aspectos técnicos das torres de controle demasiado imperceptíveis para o espectador comum, e a falta de trama que acaba sempre por ser uma faca de dois gumes, se por um lado dá um realismo impressionante por outro dificilmente ficara na memoria de quem o viu
O primeiro grande reconhecimento critico do ano, que apesar de bem feito esta longe de ser brilhante, sendo que o reconhecimento geral deve ter sido em grande parte influenciado pela presença do american heart.

O Melhor – A forma como Grenngrass nos da o filme quase em documentário, muito bem conseguido.

O Pior – A falta de trama não permite agarrar o espectador

Avaliação – B-

No comments: