Friday, June 09, 2006


The Shaggy Dog - O Rafeiro

Starring:
Tim Allen, Kristin Davis, Zena Grey, Spencer Breslin, Danny Glover
Directed by:
Brian Robbins

É Conhecido a extrema aposta das produções de holywood, em filmes que demonstrem a humanização de animais datando-os de capacidade exclusivas do ser humano, tornando-os mesmos especiais nessas áreas. È também conhecido que grande parte destes filmes partem directamente para vídeo ou para as matines das televisões, e que so as apostas mais fortes das grandes distribuidoras chegam à sala de cinema. The SHaggy Dog é mais um típico filme deste tipo, se bem que neste caso e um homem que se transforma em cão, depois todas as parodias típicas desta situação, e ainda à tempo para desvendar uns crimes, tudo num registo muito low, e familiar.
Até aqui nada a crtiticar, contudo a tentativa constante do filme se tornar numa comedia resulta num fracasso extremo já que raramente o filme tem piada, e as situações parecem todas elas demasiado esteriotipadas, sem qualquer tipo de registo cómico, entrando muitas vezes no campo do ridículo e idiota.
Assim vimos que todo o filme acaba por cair em ideotice,, os clichés familiares, os dramas dos jovens, a desadptação a nova pele, é sempre assumida de uma forma demasiado esteriotipada, com as situações e as cenas lamechas e sentimentais de sempre.
Fica a magoa, doo filme ter sido produzido com vários meios, o que de alguma forma pouco ou nada se destaca no filme já que os próprio efeitos nos parecem muito rudimentares tendo em conta outros filmes que já assistimos no género. A ididiotice do filme so não o coloca directamente na prateleira do clube de vídeo, porque a disney, melhor que ninguém sabe promover os seus, filmes e assim, consegue vender um produto que normalmente tem bastante mercado entre crianças, mesmo que o conteúdo seja de fraca qualidade.
O argumento nunca chega a existir, sendo que o filme e dirigido sempre na direcção natural sem demonstração de organização e plano prévio.
No que diz respeito ao cast, se Tim Allen já nos acostumou com presença em títulos de qualidade inferior e principalmente em comedias familiares extremamente físicas e de fraca qualidade, a presença de Downey Júnior, é um autentico choque, ao tentar perceber como um dos actores com maior capacidade de gerir a carreira (mesmo com os problemas pessoais que o assombram), pode sequer considerar em participar nesta ideotice, que nada valoriza a sua carreira, muito pelo contrario. De referir ainda a presença de Glover, um actor em clara mó de baixo que vai repartindo presenças em filmes de autor de pouca audiência, e pequenos papeis em comedias familiares de fraca qualidade, em clara falência de carreira.
Enfim um filme para crianças que os adultos consideram uma ideotice completa.

O melhor – Apesar de tudo consegue atingir o agrado das crianças

O Pior – Mas mesmo assim, quase todas as crianças são mais desenvolvidas do que o filme pede.

Avaliação – D-

No comments: