Thursday, June 01, 2006


Da Vinci Code - O codigo DaVinci

Starring:
Tom Hanks, Jean Reno, Audrey Tautou, Ian McKellen, Audrey Tautou
Directed by:
Ron Howard

Ron Howard tinha nas mãos um dos projectos mais fortes para este ano, por um lado certo na capacidade de fazer dinheiro, por outro lado dificil de agradar aos espectadores, e acima de tudo a critica. Esse projecto era nada mais nada menos do que este codigo da vinci, a transposição para o cinema de um dos livros mais vendidos de sempre, e que criou um culto e uma cadeia de livros sobre os dogmas da igreja catolicas e sobre toerias sobre a sua historia.
A polemica era esperada, mas esperava-se algo mais do filme, se bem que o livro tivesse longe de obter grande qualidade, o facto e que o filme acaba por ser bastante retalhado, talvez por escassez de tempo ou talvez por ineficacia do realizador, que parece ter optado por imagens em deterimento de uma historia ja de si debil
A trama e a conhecida de todos, ou seja a busca actual do santo graal, com uma serie de personagens, que parecem ter dons de sabedoria sobre humanas, e para quem decifrar codigos e mais facil do que urinar quando se tem vontade.
Apesar de isso a historia e a filosofia de base são bem controidas o filme tem um ritmo e suspense interessante e como entertenimento acaba por acertar, contudo sem a profundidade que merecia, principalmente no que diz respeito a caracterização das personagens que com a excepção de Mckellen parece saida de um espectaculo futil de marionetas. Este autentico produto de markting, salienta ainda a satisfação de todos que gostam do livro e que finalmente vao poder dar imagens a algumas das letras que leram, o que conduz a que este filme ja ascendesse os 400 milhoes de dolares em todo mundo.
A realização esta longe do brilhantismo, e cada vez mais demonstra as limitações que Howard tem em dar toque de qualidade extra aos seus filmes.
Contudo a maior decepção do filme são os brilhantes actores, que em nada contribuem para melhorar o filme, dando no caso de Hanks e Tatou, imagens demasiado debeis das suas reais capacidades, salvos pelas boas interpretaçõs de Bettany, e do experiente Mckellen.
Enfim um dos filmes mais esperados do ano, que tera por obrigação de ser considerado uma desilusão por nada fazer em beneficio de um cinema a necessitar de ideias escritas melhor traduzidas em imagens.

O Melhor - O mediatismo do filme, acaba por por em cheque determinadas coisas que consideramos como verdades absolutas

O Pior -O filme ser demasiado cortado, ou seja o filme so e compreensivel como apendice do livro sendo disparatado sem este

Avaliação - C+

No comments: