Sunday, June 25, 2006


Glory Road

Starring:
Josh Lucas, Derek Luke, Austin Nichols, Evan Jones, Mehcad Brooks
Directed by:
James Gartner

Os filmes sobre as grandes equipas das diferentes modalidades americanas, são normalmente titulos muito apreciados entre os americanos, mas que dificilmente conseguem sequer entrar noutros mercados, aconteceu nos ultimos tempos com "Hardball", "Coach Carter" e "Friday Night Lights", todos eles sucessos de bilheteira mas que quase nao passaram pelas salas de cinema da Europa. Também assim destinado parece a aposta deste ano "glory road", embora os resultados de bilheteira nao tenham sido tão brilhantes como os outros filmes mencionados, o certo é que este filme é claramente um dos mais bem conseguidos titulos do género, acentando em alguns pontos como a grande ligação entre ateletas, muito bem realizado, engloba uma profunda componente politica, e acima de tudo é extremamente realista sem toques de contos de fada como pontos no ultimo minuto, treinadores bons e maus, entre outras coisas. Tendo por diversas vezes tiques de documentario, sendo que este é escalado por os objectivos pricipais do filme como entertenimento e inaltecer o feito das pessoas retratadas.
Outor ponto positivo do filme é o facto do basket permitir uma emoção grande, ao contrario dos outros desportos nacionais norte americanos. Os pontos menos favoraveis, é o facto de ser muito semelhante a outros filmes, principalmente "Remain the Titans" apenas alterando o desporto, ou mesmo Coach Carter, onde apenas muda o final feliz, mesmo assim é uma obra bastante agradavel, apesar de pouco original, satisfaz qualquer expectativa dos espectadores.
Por ultimo de referir um cast que podia ser mais brilhante, ja que mais uma vez nos parece que Josh Lucas, não detém neste momento carisma para assumir por si so o peso de um filme. O elenco jovem esta muito bem escolhido, conciliando humor com presenças simpaticas o essencial para as personagens.
enfim um bom representante do genero capaz de oferecer ao publico bons momentos de diversão, e ao mesmo tempo inaltecer os verdadeiros feitos do desporto Norte Americano.

O Melhor - O realismo da realização e do argumento

O Pior - Demasiado proximo de outros titulos, parece que ja vimos este filme

Avaliação - B

No comments: