Friday, June 09, 2006


The Sentinel

Starring:
Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Kim Basinger, Eva Longoria, Paul Calderon
Directed by:
Ted Hanlan, Michael Crain (III), Alison C. Rosa

Quando muitos já se perguntavam sobre a carreira de Michael Douglas eis que surge, quase sem nenhum barulho a mistura, um dos filmes típicos desta altura, o típico policial com elenco recheado e encabeçado pelo próprio.
Sentinel, fala sobre a intriga e um plano oculto por parte de uma organização secreta que tem por objectivo matar o presidente dos estados unidos, sendo o filme centrado nos serviços secretos, mas concretamente nas suas intrigas e traições.
O filme surgiu quase de surpresa nos EUA, e sem grande alarido a sua volta, obtendo resultados medíocres, será daqueles filmes que rapidamente só serão lembrados, ao passar pelas excelentes filmiografias dos seus actores.
O filme não é mau, mas é demasiado indiferente para ser razoável, demasiado previsível para ser marcante, demasiado parado para agradar, enfim um filme que ocupa o tempo do espectador. Mesmo no final, onde normalmente este tipo de filmes ganha uma certa intensidade, o filme tem um ritmo demasiado lento, sendo que os acontecimentos sucedem com uma suavidade que não enriquece neste tipo de filmes.
O argumento do filme, apesar de coeso é pouco original, pouco ou nada trazendo para a ficção de Hollywood, talvez apenas o facto de nos transportar para o interior dos serviços secretos americanos, pode servir de aliciante, mas rapidamente e perdido pelo facto deste não passar de um facto quase decorativo do filme. As personagens também carecem de alguma profundidade emocional, sendo que estes apenas são verbalizados pelas personagens e nunca vividos.
O maior desperdício está no cast, já que se por um lado Douglas necessitava de um filme em que pudesse ser protagonista para não deixar morrer a sua carreira, Sutherland e Longoria, actores no topo na TV, poderiam certamente efectuar melhor escolhas neste atalho pelo cinema, com particular destaque para Longoria cuja personagem e tão decorativa que o filme seria igual sem a sua personagem. Por ultimo mencionar a total falta de aproveitamento de Basinger que depois do Óscar da academia por LA Confidential, entrou num declínio de tal forma que a recuperação parece já uma miragem.
Enfim um filme típico de acção que esta traçado desde já a nunca passar para memoria a longo prazo.

O melhor – O Argumento ser coeso, e por alguns momentos bem delineado

O Pior – A falta de originalidade do argumento, nunca permite o toque de qualidade que os filmes deste género precisam

Avaliação – C

No comments: