Sunday, June 11, 2006


Over the Edge - Pular a cerca

Starring:
Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carell, Wanda Sykes, William Shatner
Directed by:
Tim Johnson, Karey Kirkpatrick

A cada dia ou mes que passa, mais forte tem sido a competição pelo lugar ao sol na animação contemporanea, estudios como a Fox, ou mesmo a Disney solo, tentam acompanhar o ritmo alucinante da parada resposta que a pixar e a Dreamworks têm imposto à animação dos nossos dias. Este ano já marcado por titulos menores como Doogal, Hoddwinked e Courious George, deram o mote, para o sucesso da Fox da sequela Idade do gelo (o filme mais visto do ano ate ao momento) e do fracasso da Disney Wild, sendo que os creadores de Shreck e Madagascar (ambos grandes sucessos) arriscaram com este over the edge. Mais uma vez surge a tentativa de unir a selva e o urbano dos nossos dias, sendo que actualmente assume uma toada mais moralista quer na moratoria individual quer social.
O primeiro ponto que podemos assumir é que estamos perante uma boa obra de animação, que assume ao contrario de outros titulos uma vertente mais apelativa a gargalhada e com personagens de toada mais infantil. As situações sao caricatas e divertidas prevalencendo relativamente a um argumento bem construido e forte. Mesmo assim over the edge tem se imposto de uma forma bastante positiva no boxoffice americano, comprovando que existe uma selectividade positiva no consumismo de animação.
Se bem que longe da qualidade dos maiores filmes do genero, over the edge consegue superar em larga escala os outros titulos deste ano, com excepção do super sumo Ice Age, e parece-nos disposto a lutar taco a taco com Cars para filme de animação do ano.
A nivel técnico apesar de não ser muito arrojado, observamos uma clara inovação relativamente a obras posteriores arriscando a cenas mais espectaculares, de realção a importancia que a camera adopta em algumas cenas e que lhe confere um caracter participativo de grande relevo para o humor do filme.
Também as vozes me parecem no competo geral muito bem escolhidas com particular destaque Willis que depois de olha quem fala demonstra a sua capacidade para dar voz de uma forma brilhante as mais diversas personagens.
Enfim o primeiro grande tiro na animação de verão deste ano, ganhando desde ja a todos os niveis relativamente a Wild, esperemos agora por cars.

O Melhor - A piada do filme, extremamente bem disposto e acima de tudo assume essa intenção

O Pior - A animação ja teve melhores dias e melhores ideias do que as actuais e neste aspecto Over the edge nao atinge o topo

Avaliação - B

No comments: