Thursday, May 29, 2025

The Wedding Banquet

 Com um aumento cada vez maior da população asiatica, principalmente coreana nos EUA seria obvio que mais cedo ou mais tarde essa população tivesse dedicada filmes proprios aqui com uma legenda da liberdade sexual sob forma de comedia de costumes. O filme estreou com um sublinhado que era a prestação seguinte de Gladstone apos a nomeaçao para o Oscar. Criticamente o filme ate obteve boas criticas sendo que comercialmente as dificuldades foram maiores convencendo acima de tudo a população mais ativista nas questoes LGBT.

Sobre o filme podemos dizer que inicialmente parece demasiado tonto nas personagens, com demasiados cliches para os esteriotipos que querem ser, mas depois acaba por se ajustar melhor na confunsão de temas como barreiras culturais, nacionalidades e maternidade que faz um mix confuso, em que o filme deixa de lado a tentativa de ser engraçado, que na realidade nunca consegue ter efeito para ser um filme mais politico de forma suave.

Nao e obviamente uma grande comedia romantica porque coloca um pouco de lado a quimica entre os dois pares e aqui falha. Numa altura em que o cinema esta cada vez mais aberto a essa diferença o filme trabalha pouco este lado mais emocional, indiferente de genero. Tambem para comedia fica a sensação que se perde em demasia ao sabor de um ou outro apontamento comico mas tem dificuldade em concretizar.

Enfim um filme de primavera com o lado cultural assinalado, mas mais que isso a agenda homossexual com dois lados e interligações, que acabam por dar esse espaço. Parece me que o filme nao consegue crescer nas suas limitações e isso torna-o mais um apontamento do que algo divertido para quem o ve

A historia segue dois casais homossexuais de genero que acabam por combinar um casamento entre um de cada elemento desde logo para um ter nacionalidade americana numa altura em que um dos elementos femininos tenta engravidar.

O argumento e uma mistura de temas que bem organizados poderia dar uma comedia interessante mas que o filme nunca o faz da forma mais interessante ou divertida. Os temas estao la mas pouco mais no registo final. Fica a ideia que poderia ser melhor trabalhado.

Na realizaçao temos Ahn um realizador asiatico com passado da televisao que tem uma abordagem simples, se risco deixando os espetadores fluirem num filme de estudio. A sua abordagem nao e brilhante mas tambem e o aspeto em que o filme menos aposta.

No cast um conjunto de atores asiaticos menos famosos, alguns com algumas apariçoes como secundarios com papeis simples, e uma Gladstone a tentar encontrar um caminho que pelas suas caracteristicas seria dificil. Nao e brilhante a sua personagem e pode esmurecer.


O melhor - O mix tematico

O pior - A desorganizaçao


Avaliação - C-

No comments: