Produzido em 2024 este novo filme do dinossauro Barry Levinson, surge com o tema da Mafia com um dos atores que mais se dedicou a este tipo de filmes com alguns dos filmes mais marcantes da historia do cinema. Este filme com Robert de NIro em dose dupla nao foi propriamente bem recebido pela critica razão pela qual saltou da fase de premios para um Março quase incognito em alguns cinemas. Comercialmente nao me parece um filme com grandes elementos sedutores do genero dai que os resultados foram os possiveis em face dos ingredientes em causa.
Sobre o filme podemos dizer que temos um filme que vai beber muito no formato aos tipicos filmes de Mafia americanos do passado, com grupos, truques mas mais que tudo os tiques dos personagens para manter o poder. O filme no entanto esta muito longe da qualidade dos dialogos e das personagens dos filmes maiores e mesmo a aposta de De Niro acaba por conduzir o filme logo para comparaçoes com outros registos em que fica sempre, em todos os niveis a perder.
O filme consegue apenas na sequencia final demonstrar um plano maior, para alem das guerras simples de poder e parada e resposta. FIca a ideia que para duas horas de duração as duas personagens centrais deveriam ter mais momentos e acima de tudo maior capacidade de dar momentos diferenciados ao filme, o que nunca conseguem fazer, ficando a sensação que não querem fazer, ja que tem linhas demasiado rigidas.
Levinson e experiente mas ha muito tempo que esta fora dos lugares mais mediaticos da industria este filme demonstra um estilo ultrapassado com muitos momentos que fariam algum furor há cerca de trinta anos mas que parece totalmente esgotado, num filme demasiado obvio, com ritmo lento, e sem nunca conseguir ter o carisma dos melhores filmes do genero que o filme se baseia.
A historia fala de dois amigos de nascença que se tornam lideres do submundo criminal, ate que um é preso e outro assume essa liderança de uma forma encaputada, até ao momento em que o segundo sai e tenta recuperar o trono.
O argumento do filme tem os elementos mais comuns do filme de gangsters, com uniões traições, confrontos, sem nunca ser particularmente diferente nas personagens ou nas estrategias. Fica a ideia que o filme nao consegue tirar trunfos e isso leva o filme para um registo mediocre no genero.
Para encontrarmos registos diferenciados de Levinson temos de andar mais de duas decadas de um realizador que em finais dos anos 90 foi uma referencia. Denota-se que filma da forma que sempre filmou sem perceber a evoluçao do cinema e isso esta claramente ultrapassado.
De Niro tenta encontrar a sua intensidade em dois papeis, parecidos, exigentes num ator com esta idade sempre interessante mas longe do fulgor de personagens do genero que construir a sua carreira. E um filme de one action man mas que fica aquem
O melhor - De Niro tem sempre a sua presença
O pior - UM filme tipico dos anos 90 sem evolução -
Avaliação - C-

No comments:
Post a Comment