Monday, December 25, 2023

Genie

 Numa altura em que a Peacock se encontra muito atrás na guerrilha dos serviços de streaming existem apontamentos que não são passiveis de colocar de lado, e isso acaba por ser sem sombra de duvida o Natal. A aposta surgiu num filme sobre um genio que tende a ir de encontro aos desejos de um marido com o casamento e a relação familiar no fio da navalha, filme esse que foi completamente destruido pela critica e comercialmente sofreu o facto da aplicação ainda estar longe de ser um presença assidua em todos os apontamentos.

Genie e um filme simples de natal que tenta aproveitar o humor tradicionalmente adotado por Melissa McCarthy para chegar ao grande publico mas o resultado e desastroso a todos os niveis. Começa por ser um filme de natal que nunca consegue passar esse espirito, quer pela valência  da pouca cor, quer pelo proprio tema, parece sempre mais uma comedia de costumes da atriz do que um filme natalicio.

O segundo ponto em que o filme falha e no humor. Mccarthy surpreendeu quando surgiu com o seu jeito algo desastrado, mas depois de mais de uma dezena de filmes o estilo por si so parece insuficiente para sustentar um filme, embora a sua rotina de filmes acabe por nos fazer pensar que nos estudios de hollywood esta é uma verdade que ainda não foi assimilada.

Por fim o lado moral, e facil fazer um filme que o ensinamento global nada mais é do que fazer diferente para funcionar, isso acaba por ser o parametro moral que o filme assume para si, mas parece claramente pouco diferenciador quando comparado com outros filmes de grande estudio, dando um filme de pouca qualidade que nem o contexto natalicio acaba por conseguir chamar a si.

A historia fala de um workaholic, mal tratado pelo patrão, totalmente falhado na relação com a mulher e a filha que acaba por soltar um génio feminino de um objeto de arte antiga que lhe concede alguns desejos embora não consiga modificar sentimentos, tendo em vista a recuperação da vida perdida.

Em termos de argumento temos um filme pouco elaborado a todos os niveis. A historia e a tipica dos desejos com uma base simples, em termos humoristicos acaba por ir de encontro ao estilo McCarthy mas do lado menos funcional, e na moratória o expetavel.

Na realizaçao do projeto Sam Boyd de pequenos filmes lidera a batuta de um argumento de Richard Curtis tipico. O resultado e simples, onde fica a ideia que o espirito natalicio acaba por ser pouco potenciado acima de tudo de forma estetica.

No cast o filme trás McCarthy na sua personagem tipo, com todos os esteriotipos que criou junto de si. Como protagonista a escolha recaiu sobre um desconhecido Essiedu o qual se tenta implementar no cinema depois de alguma visibilidade em termos de pequenoe ecra mas o filme e demasiado pequenino para chamar atenção a si.


O melhor - Curta duração e algum valor moral

O pior - Ja vimos todos estes ingredientes melhor misturados em outros filmes


Avaliação - D+



No comments: