Depois de dar o seu cunho à saga Halloween David Gordon Green decidiu homenagear outro classico de terror, sem que isso não tivesse sido polemico, principalmente pelo facto do seu criador original se opor e ter mesmo comentado que preferia morrer a ver o filme, o que infelizmente chegou a acontecer. Esta nova versão de exorcista foi um desastre critico com avaliações muito duras ao conceito de Gordon Green, sendo que comercialmente as coisas correram melhor talvez porque efetivamente Exorcista e um dos classicos do cinema
Por tudo isto este novo filme tem alguns ingredientes que chamam a atençao, o principal dos quais o conseguir ter ido buscar duas das personagens originais, ainda que com algum paralelismo na historia central, a qual acaba por ser simples e acima de tudo pensada para a luta da fe e os efeitos visuais que tentam homenagear o primeiro mas que fazem nenhum sentido nos dias de hoje
Por tudo isto pouco ou nada para alem da banda sonora e o vomito sobre o impacto do primeiro filme, de resto temos duas meninas possuidas, muitas questões sobre a crença e no final o impacto de tentar tirar do corpo delas o demonio que questiona as personagens as suas duvidas. O problema do filme e a falta de surpresa, de ser tudo pelo livro, num tipo de registo que se calhar dificilmente conseguiria ser melhor.
Fica uma tentativa de remake frustrada porque efetivamente o filme nao da nada de novo ao que ja vimos, e percebemos que em Exorcista sera o filme orignal e nada mais. Ja tentaram reidiçoes, sequelas e aqui a roupagem nova, mas nada tem conseguido chamar grande destaque e resulta em filme serie B ou C como este.
A historia segue duas jovens que depois de desaparecerem uma noite aparecem com um comportamentoe e aparencia estranha que leva a conclusao que as mesmas foram possuidas pelo demonio, o que leva a um grupo a tentar fazer o exorcismo que liberte tal força maligna.
O argumento e basico e segue as linhas possiveis no estilo de filme. As personagens basicamente nao existe o percurso da historia parece ser o unico possivel, e algumas questões de crença acabam por ser as de sempre. A ligaçao ao original e tenue e meramente comercial, ja que e indiferente para a historia.
Na realizaçao Gordon Green cresceu na comedia mas nos ultimos anos dedicou-se a fazer relançamentos de terror com muito dos valores originais. Esta escolha nao tem sido a mais feliz ja que tem sido alvo de diversas criticas e afastamento de antigos colaboradores, mas e o percurso que ele talhou.
NO cast o filme tem como protagonista Odom Jr depois de ter estado na luta pelos oscares, mas num papel inexistente. Os protagonistas são os efeitos visuais dos momentos mais diabolicos, mas o filme coloca de lado personagens e por tanto interpretaçoes.
O melhor - A bannda sonora ser a mesma
O pior - A forma como toca no passado muito ao de leve
Avaliação - D+
No comments:
Post a Comment