Sunday, December 03, 2023

Dumb Money

 Craig Gillespie nos ultimos temos tem dedicado os seus filmes e series a situações completamente particulares da cultura atual, que teve como seu epicentro a serie Pam and Tommy. Este ano o realizador voltou com um registo num tema mais adulto e mais polemico, concretamente a loucura associada as ações da Game Stop que teve o ceu epicentro em 2021. O filme acabou por ser lançado com criticas positivas, mas sem o entusiasmo para lançar o filme na temporada de premios algo que conseguiu bem com I TOnya. Comercialmente os resultados foram curtos porque o filme nem sempre teve a estreia que muitos esperavam, e o tema financeiro e sempre um elefante no meio da sala.

Sobre o filme temos uma historia curta sobre um acontecimento muito recente que faz com que o filme tenha um problema de não se perceber em concreto a consequência e onde tudo levou as personagens, pelo menos as reais que vimos no filme. Do outro lado temos o lado que me parece que funciona melhor, no que diz respeito as historias do dia a dia de ganhos menores, mas acima de tudo associado ao lado moratorio que o filme quer ter.

Eu confesso que gosto do lado satirico de Gillespie nos seus filmes, pela forma como consegue juntar por um lado um ritmo interessante e uma humor muito presente com apontamentos de uma realidade atual, e o seu nivel moral. Neste filme temos tudo isto mas fica clara ideia que o resultado final e algo confuso, principalmente porque o processo economico em si náo e facil de entender, e os resultados e desenvolvimento tambem não, o que distancia o filme do publico maioritario.

Por tudo isto Dumb Money parece um filme que surge muito rapido associado a um acontecimento recente, que acaba por isso mesmo por ser abordado de uma forma algo confusa. Se do ponto de vista de personagens o filme consegue ter o impacto que quer, na moratoria, tem contra si e o tempo e a dificuldade de ir ao tema para alem de taglines.

A historia segue um analista financeiro, que graças a redes sociais criou um mecanimos de aconselhamento de apostas amadoras que conduziu a loucura em termos da venda de ações da loja Game Stop quase falida o que leva a um confronto contra os maiores financeiros de Wall Street.

O argumento do filme tem uma base real muito impactante, e claro ainda não sabemos onde tudo poderá chegar, e esse e um problema na forma como o filme termina. NO restante o filme consegue ter o nivel comico dos outros filmes de Gillespie, mas o tema e claramente mais dificil e isso acaba por não funcionar.

Na realizaçao Gillespie e um realizador  montanha russa, um inicio interessante, que acabou por desaguar em filmes de estudio de qualidade mediana, que relançou-se na irreverencia de I Tonya, que continua aqui, mas com menos arte e menos impacto, espero que não seja a desacelaração proxima da anterior.

No cast temos uma escolha sempre segura de Dano como protagonista, embora longe dos seus melhores papeis. Nas restantes construçoes, pouco ou nada de dislumbrante, talvez os melhores momentos estejam a cargo de Nick Offerman, embora esteja ali a polemica posterior do filme.


O melhor - Aquilo que realmente acontecer e o que pode implicar.

O pior - O filme é confuso nas suas bases e dificulta o que este implica


Avaliação - C+



No comments: