Friday, December 15, 2023

Freelance

 Numa altura em que o cinema de ação e comedia ficou um pouco em desuso neste Outono acabou por surgir um filme que junta a capacidade de herói de ação de John Cena com o lado mais cómico de Alison Brie. Com o realizador de Teken ao leme, o filme acabou por ser lançado com alguma expansão com resultados comerciais muito residuais, pois fica a clara ideia que se trataria de um filme com grandes objetivos do ponto de vista comercial.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma comedia de segundo nível, e pior que isso acabamos por ter um filme de ação de um nível ainda inferior do primeiro ao ultimo minuto. Toda a produção parece amadora, John Cena parece apenas virado para personagens patéticas, sendo que quando filme exige mais interpretação tudo parece amados, e sequencias de ação de segundo nível. Sobre o lado mais cómico de Pablo Raba e alguma alteração ao normal neste tipo de filmes, mas que é obviamente ultrapassado pelo lado amador que o filme assume.

Por tudo isto temos um filme de qualidade baixíssima, que tenta utilizar John Cena com um carisma para liderar projetos que não tem, e que provavelmente nunca terá. A intriga até poderia funcionar se todos os outros elementos acabassem por ser interessantes o que não são, combinando amadorismos cómico com poucos ou nenhuns efeitos relevantes.

Assim uma comedia de ação de grande estúdio de qualidade reduzida, que nunca consegue encontrar minimamente o seu registo e que acaba por se tornar num ato falhado completo que teve a sua real consequências no box office, porque efetivamente o filme falha nos parâmetros mínimos aos quais se coloca.

A historia segue um advogado ex-militar que acaba por encetar uma missão privada de proteger uma jornalista numa entrevista que vai dar a um ditador temido de um pais sul americano, contudo rapidamente percebe que o objetivo daquela missão e um bem mais abrangente.

No argumento o filme até tem uma intriga com um volte face que nem sempre é muito visto no cinema  mas que nunca o aproveita, numa serie de sequencias de humor sem sentido, e pior que isso em sequencias de ação e valor moral final que nunca chega a existir minimamente.

No que diz respeito a realização Pierre Morrel, acaba por ter uma carreira que filme de ação com ritmos e meios que normalmente tinham alguma capacidade realística. Neste filme isso não aparece, em termos estéticos fica sempre a ideia que o filme é amador, o que nao e consebivel em alguem com a carreira de Morrel.

No cast o filme acaba por ter como principal interprete um John Cena completamente fora de tom do primeiro ao ultimo minuto. Pode funcionar no humor disparatado que goze com o seu corpo, mas fora disso simplesmente não existe. Ao seu lado Brie torna-se mais convincente fruto de maiores recursos, mas acaba por ser Raba aquele que tem os melhores momentos, principalmente em termos de humor.


O melhor - O filme quebra o lado unilateral

O pior - O amadorismo da açao e do lado comico


Avaliação - D+



No comments: