Monday, December 25, 2023

The Rebel Moon - Part One - A Child of Fire

 A grande aposta comercial de final de ano da Netflix foi este filme apelidado de epico de um dos realizadores mais controversos dos ultimos anos concretamente Zack Sneyder. Depois de expulso do universo DC tem sido a Netflix a apoiar os seus projetos e este que nasceu com dois filmes, foi um dos que mais meios economicos chamou a si. Em termos criticos as coisas correram bastante mal com avaliações muito negativas. Do ponto de vista comercial o filme tem elenco e uma base que certamente conduzira a que seja um dos sucessos instantaneos da aplicação.

Sobre o filme podemos dizer que se trata de mais um filme tipico do mundo de Snyder o qual entra com sequencias interminaveis de luta e honra, com imagens e mundos por si criados de forma a potenciar ao maximo os pontos esteticos da sua mente. Neste particular estamos perante o filme tipico do realizador com diversas imagens slow motion e universos paralelos com um recheio de personagens.

O grande problema e a historia de base ser reduzida ao essencial de um grupo de pessoas que se juntam para formar um exercito rebelde, sendo este primeiro filme a captação um a um dos elementos do grupo que se foram unindo. De resto nasa sobra para além disto, num estilo de cinema que visualmente pode ser muito espetacular mas que no sumo tem muito pouco.

Esta tem sido a carreira de Snyder na maioria dos seus projetos, fica a ideia que temos o lado estetico do cineasta que raramente consegue acompanhar com historias ou ideias diferenciadas. Este e mais um filme para não contagiar ou para não pautar a carreira, ainda para mais quando se trata de um projeto criticamente falhado ja com o segundo filme a caminho. Nao consegue ser mau, mas também não consegue ser relevante no estilo.

A historia fala de uma rebelde lutadora que depois de ser recebida numa comunidade pequena para se esconder, despois do ataque da força reinante a esta população entra novamente como guerreira apostada a preocorrer os diversos mundos de forma a constituir um exercito rebelde.

Em termos de argumento  a base e igual a muitos filmes sci fi que ao longo do tempo foi sendo lançado, com diversos planetas, personagens e uma base comum. Este primeiro filme e claramente introdutorio de personagens limitando muito aquilo que e o significado de tudo o resto que tambem nao ira aparecer no segundo filme.

Snyder e um realizador em termos esteticos unicos, tem assinatura de cineasta, mas ao longo do tempo não foi conseguindo chamar a si as historias que unissem essa capacidade. Tem filmes referencias como Watchamen e 300 mas tem muitos calcanhares de Aquiles embora alguns se tenham tornado nas suas maiores virtudes como o seu Liga da Justiça. Um realizador no minimo peculiar.

No que diz respeito ao cast, temos Boutella a liderar no estilo onde parece funcionar melhor, que e como heroina de ação. Tem disponibilidade e presença. O resto um cast recheado de nomes e figuras mas os quais acabam por ter papeis pequenos no que diz respeito as carreiras que foram construindo.


O melhor - A estetica

O pior - A historia ser um comic de segunda linha


Avaliação - C



No comments: