A Amazon Prime lançou o seu primeiro filme com objetivos criticos este ano de forma a sentir o pulso de uma temporada de premios que tudo tem para ser intensa. Este filme sobre um dos debates juridicos mais acesos entre grandes e pequenas empresas acabou por surgir com algum impacto critico, embora pareça insuficiente para o manter a tona ate a temporada de premios. Por sua vez comercialmente a Amazon, principalmente em lançamentos originais ainda parece um peixe pequeno num mar de tubarões.
O filme e um tipico filme sobre um julgamento em que nos apresenta os players e os seus maneirismos, sendo um filme que toca muitos assuntos neste debate, como as minorias, a diferença de capacidade economica, que acaba por tornar o filme algo intenso na paixao do debate, mas ao mesmo tempo algo monocordico e parecido com outros que ja vimos, acaba por ser detalhado na discussão, e transmitir uma impactante historia real, mas fica a ideia que em termos de cinema ja vimos isto mais ou menos da mesma forma.
O filme não e propriamente arriscado na sua formula concetual, alias o filme tem um ritmo pausado de avanços e recuos quer no debate quer na ligaçao entre as duas personagens centrais, mas não arrisca nada visualmente e em conceito, sendo um filme basilar que pela duração algo longa nem sempre consegue controlar bem os seus ritmos, e isso torna-o por vezes algo monotono, na fase de desenvolvimento principalmente, embora o impacto final da resolução tenha a intensidade que o filme quer.
Ou seja um filme simples, e basico que conta uma boa historia, sem grandes adereços, com alguns esteriotipos na construção das personagens centrais, mas isso não retira, o merito da historia que conta e da forma detalhada com que o faz. E um filme interessante mas esta longe de ser um filme de primeira linha,
A historia fala de um idoso proprietario de uma funeraria que é alvo de uma jogada de uma grande companhia, e decide mover uma ação judicial contra a grande firma, contratando para isso um mediatico advogado afro americano conhecido pela publicidade individual.
A historia e interessante e tem diversos pontos que merecem ser sublinhandas e acaba por dotar o filme desses temas sempre impactantes. O ritmo do filme e os dialogos acabam por ser mais intensos do que propriamente muito bem escritos, mas o filme atinge o seu primeiro objetivo que e dar publicidade a historia e aos seus pontos morais,
Na realizaçao deste projeto temos Maggie Betts depois do sucesso critico de Navitate tem aqui um filme em que me parece que a realizadora arriscou pouco, principalmente tendo em conta o sucesso que o anterior filme dela acabou por ter. Este e eficaz mas pouco mais, e o risco e o que diferencia o potencial dos realizadores.
No cast Foxx tem um papel interessante, intenso, embora com os maneirismos que pautaram a sua carreira, encaixa bem no que o filme quer dele. Ao seu lado temos um Lee Jones numa idade avançada com o lado rigido que quebra que foi sempre uma das suas melhores vertentes e o filme usa, embora fique a ideia que temos mais Lee Jones do que a personagem em si.
O melhor - A historia e o que a mesma significa
O pior - Poderia ter mais risco na abordagem e no ritmo da narrativa
Avaliação - C+
No comments:
Post a Comment