Thursday, November 09, 2023

Voleuses

 E conhecida a forma como a Netflix tem apostado num cinema mais internacional com algumas produções que saem fora da esfera de Hollywood, para se tornar mais europeia, com o patrocinio de algumas figuras principais do cinema de outros lados. Este ano surgiu esta comedia de ação, realizada e protagonizada por Melanie Laurent, que acabou por ter os mesmos problemas do que a maioria das maiores produções da Netflix, com resultados criticos negativos, sendo que comercialmente as coisas acabaram por funcionar melhor, principalmente no mercado europeu.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma comedia de ligação entre personagens, com um humor particular que funciona muito melhor do que propriamente as sequencias de ação em que o filme e confuso, e acima de tudo parece fazer atalhos narrativos que tornam alguns dos momentos dificeis de compreender. Por tudo isto fica a clara sensação que o filme funciona muito melhor como comedia do que na ação.

No que diz respeito à quimica das personagens e o ponto que melhor funciona, as diferenças das duas personagens centrais, e principalmente a irreverência da personagem de Adéle, acaba por alimentar a ligação do publico ao filme pela irreverência e pelo lado mais surpreendente que o filme acaba por ter. Este particular não disfarça as dificuldades da historia de base, ou mesmo na intriga de ação onde o filme e quase sempre pobre.

Ou seja, algo muito habitual nas comedias de estúdio francesas, as mesmas funcionam bem com um humor característico, que acaba por surpreender que não está tão habituado ao registo, mas que o complemento em termos narrativos fica muito aquém do funcional, ficando a ideia de que novamente a Netlix acaba por ter uma ideia interessante que quase nada consegue fazer crescer

A historia fala de duas ladras, com uma qumica pessoal muito elevada as quais tem um ultimo trabalho a fazer antes da reforma, com a aquisição de um terceiro elemento. Numa missão na Córcega com muitos perigos a ligação entre elas tem de ultrapassar estas dificuldades.

O argumento do filme tem um lado em que é obviamente funcional, que se trata do humor europeu e recorrente que o filme adota, que provoca situações insolitas e engraçadas, mas falha na narrativa de suspense central em que claramente algo deixa de funcionar e deixa o espetador totalmente desligado do epicentro do filme.

Na realizaçao Laurent junta os papeis de atriz, onde tem tido os seus maiores sucessos com a realização onde tem alguns filmes de estudio mas pouco ou nada imponentes. Aqui parece claro que o filme não consegue ser artistico ou fazer com que o seu produto seja mais que as suas piadas, e isso acaba por ser redutor.

No cast Laurent sabe o que faz funcionar na sua forma suave de comunicar e caracteriza assim a sua personagem. O filme depende, acima de tudo, do lado humoristico de Adele, que demonstra aqui uma versatilidade interessante que poderia ser bem utilizada fora do cinema francês muito repetitivo.


O melhor - O lado humoristico do filme.

O pior  - A intriga acaba por ser quase sempre desconetada

Avaliação - C



No comments: