É conhecido que principalmente em Novembro a guerra pelos premios começa com as diferentes produtoras a posicionar os seus produtos meticulosamente. Nos últimos anos um dos players mais forte tem sido a netflix com um plano de lançamentos quase semanais. Nyad foi um dos primeiros filmes a ser lançado com um elenco de primeira linha, uma historia de resiliência unica, mas criticamente ficou pelo razoavel que principalmente como filme vai impedir grandes louros. Comercialmente o filme ficará rapidamente ultrapassado por titulos mais fortes da aplicação em todas as vertentes.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme que mais que se centrar na personagem, centra-se na resiliência e no feito que a mesma acaba por fazer em idade avançada. Concretamente o filme quer demonstrar a forma como a personagem assumiu o feito como o designio de uma vida, colocando de lado alguns dos artefactos mais comuns dos filmes biográficos, ja que começa numa fase quase final da sua carreira.
O filme vale acima de tudo pela historia e pela forma fisica com que Benning constrou a sua personagem fisicamente intensa. Os maneirismos e a simbiose com Foster faz com que o filme acente num clima de grupo interessante e que coloque o espetador dentro do grupo, num filme quase sempre mais emocional do que detalhado principalmente nas sequencias de alto mar.
Por tudo isto Nyad e uma boa historia, num filme que nunca tenta ser artistico, mas sempre objetivo, bem interpretado. Não e um filme de primeira linha mas acaba por ser competente naquilo que quer ser, não tendo receio de se aproximar do publico mesmo que isso lhe tire alguma maturidade ou realismo.
A historia segue Nyad ja em idade avançada e a forma como ela acabou por reabrir o sonho de bater o record de maratona em aguas livres, num designio desumano, onde o clima de grupo e ligação entre personagens tornou o feito ainda maior.
Do ponto de vista de argumento a historia por si só e muito forte, mas e transposta para o ecrã com simplicidade com a adição de diversos elementos que fazem do filme um bom objeto de entertenimento mais do que propriamente um filme com uma mensagem e com uma maturidade de primeira linha.
Na realização o projeto foi assinado por uma dupla associada a documentarios de façanhas individuais e o filme vai buscar muitas imagens reais, demonstrando essa ligação proxima à realidade factual. Esse paralelismo acaba por ser uma assinatura de um filme que me parece que não tem grande arte mas que funciona.
Acaba por ser o cast, o parametro em que o filme mais se destaca principalmente pela capacidade da dupla de protagonistas ter conseguido interiorizar todos os maneirismos das suas personagens. Nao surpreenderia que o filme obtivesse nomeaçoes de interpretaçao principalmente Benning, numa entrega fisica impressionante.
O melhor - Os feitos de Nyad e a sua personalidade.
O pior - O filme torna-se demasiado entertenimento e perde algum realismo da historia
Avaliação - B-
No comments:
Post a Comment