Nolan é sem duvida um dos realizadores da atualidade mais amados, dai que cada filme seu seja um acontecimento, e que faz com que um Biopic, batalhe em pleno verão com um comercial Barbie pelo filme mais visto do ano, levando ainda a uma unanimidade critica que parece estar a conduzir o realizador para mais uma presença nos premios finais. Os resultados deste filme dificilmente poderiam ser melhores que os obtidos, mesmo tendo uma duração de três horas.
Sobre o filme o primeiro elogio que o mesmo pode ter é que as três horas passam a correr, e isso e do melhor que se pode dizer para um filme com esta duração, fica ainda a ideia que o filme facilmente poderia ter mais, porque consegue ser um biopic sobre personagens, contado em diversos momentos, com muitos dilemas morais, que consegue ser historico, impactante, de ter ação, e no final nos prender com uma disputa argumentativa de primeira linha, que faz o filme ser a todos os niveis completo.
Obvio que fica a ideia que algumas personagens deveriam ter mais tempo, que as conhecemos pouco para o destaque ou a posiçao que o filme quer que as mesmas tenham, fica a ideia que poderia existir uma serie de ramificações sobre historias paralelas, que tornam tudo ainda maior. O filme é um objeto unico na escrita e na realização, encaixando um elenco sem paralelo que torna tudo de classe mais elevadas que vimos em Hollywood.
Poderá não ser o filme mais original ou impactante de Nolan, mas e talvez o mais maduro, e um dos mais completos, pelo seu significado. E sem duvida um dos maiores e melhores biopics que me recordo sem nunca o ser, ao tentar ser um debate sobre aquele feito que continua nos nossos dias. A forma como o filme e moralmente discutivel sem lados bons e maus e unico, e torna-se num filme para a historia que merece todo o destaque que teve.
O filme fala sobre Oppenheimer, e sobre o seu crescimento na comunidade cientifica e a forma como foi captado para liderar o projeto manhattan que conduziu a formulação da bomba atomica, mas tambem a forma como o proprio pais reagiu ao posterior assumir de posiçao do mesmo.
O argumento e interessantissimo, a organizaçao do filme em diversos momentos temporais, faz com que o filme tenha um ritmo aluciante, com altos e baixos, que seja mais que os feitos, para um debate de posiçoes e de moralidade, com personagens muito bem construidas e acima de tudo dialogos de primeira linha.
Nolan fez o impensavel, com uma capacidade de ir em busca de tudo, tecnica quando tem de ser e estetica no restante dá-nos uma das obras maiores dos ultimos anos, no seu filme talvez mais maduro. E o ponto de rebuçado e obra mais global do realizador que talvez obtenha o reconhecimento numa altura em que os seus ultimos filmes, principalmente Tenet tinha ficado algo longe do sucesso.
No cast, incrivelmente preenchido temos um dos pontos fortes do filme, Murphy mesmo com muitos tiques de Shelby, constrou uma personagem intensa, com diversos momentos, num dos melhores papeis do ano. O contra balanço com Downey Jr e incrivel, tendo este o papel mais vistoso do filme, mas não podemos desleixar outros papeis muito fortes como Blunt, Damon, Pough e Safdei a um nivel de excelencia que são a rede aos interpretes maiores.
O melhor - A forma como tudo esta a um nivel de excelencia
O pior - Poderia ser maior. LOL
Avaliação - A
No comments:
Post a Comment