Monday, November 20, 2023

Dashing Through de Snow

 Todos os anos, as aplicações de Streaming apostam em Novembro e inicios de Dezembro para potenciar ao maximo o espirito natalicio com filmes associados a quadra, em termos familiares. A aposta da Disney este ano foi uma comedia afro americana de Story com alguns dos seus colaboradores habituais, numa reediçao de uma aparição do pai natal. Em termos comerciais o filme poderá ter o reflexo comercial esperado dentro do publico alvo, sendo que criticamente as coisas dificillmente tinham instrumentos para correr bem.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma comedia, com alguns pontos que tem como unico objetivo, esteticamente informar que podemos ter ainda mais espirito natalicio, e pouco mais, ja que em termos de argumentos temos uma especie de Conto de Natal mal idealizada em termos de historia e ainda pior em termos de produçao e interpretaçao, numa tentativa de dar um "black christmas" em todos os segumentos que o filme acaba por ter, o que é forçado.

Sobra assim uma comédia de segunda linha, quase sempre longe de funcionar em qualquer ponto, seja em humor, seja naquilo que é uma historia confusa, que acaba por terminar numa conclusão parva e estapafurdia. Claro que o Natal e uma mina de ouro para as aplicações, e como a maior parte dos apontamentos já estão gastos sobra estes restos que pouco ou nada acrescentam em termos de cinema.

Resulta apenas uma comédia onde apenas sobram e tem o seu sublinhando os apontamentos natalícios, e exagerados, sendo que no restante tudo parece fora de sitio, fica a ideia que o filme quer ser uma comedia irreverente, mas também fica a ideia que as peças nunca se encaixam em ponto nenhum. Quando assim é surge hora e meia de musicas de natal e uma das historias mais fora de tom que me recordo sobre o tema.

A historia fala de um individuo que não gosta do natal, que de repente na noite maior do ano acaba por junto com a sua filha se ver envolvido numa aventura de um alegado pai natal, o qual tem características distintas daquelas que todos nos percecionamos relativamente a tal personagem.

O argumento quer ser uma comedia, um filme de natal e de ação e acaba por não ser funcionalmente nada, porque a ação parece sempre um remendo, o ambiente natalício existe mas fica sempre demasiado irreverente e comicamente o filme é um autentico tiro ao lado.

Na realização Story e alguém que se dedicou a comedia étnica, com algumas falhas quando teve filmes de produção maior. Aqui acabou por regressar a base. Nota-se as preocupações associadas ao ambiente natalício, mas mais nada, já que tudo o resto é os tipicos registos de comedia afro americana de serie b.

No cast temos um Ludacris que obviamente não é, nem nunca será bom ator, não funciona como comédia nem na ação. Acaba por Howery ser melhor com o lado mais descontextualizado, mas mais próximo nos parâmetros do que o filme quer ser., em termos comicos.


O melhor - Alguns apontamentos do ambiente natalício


O pior - A falta de graça


Avaliação -D+



No comments: