Saturday, November 18, 2023

Fingernails

 Numa fase em que os titulos que irão concorrer ou que tinham alguma expetativa na temporada de premios começam a sair, eis que surgem em aplicações de streaming alguns projetos que não tiveram a receção critica esperada, ficando assim fora da corrida. Foi o que aconteceu com este projeto da Apple, que acabou por ter um reconhecimento critico moderado que não permitiu que fosse uma aposta serie neste tipo de batalha. COmercialmente, pese embora tenha algumas personalidades conhecidas, mais associadas ao cinema independente, estas são insuficientes para ancorar comercialmente o filme.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme lento que tenta se debruçar sobre o amor, numa sociedade algo distante, onde surgem escolas e avaliações sobre as relações que definem o futuro da mesma. O filme no seu desenvolvimento e curioso, dando a conhecer as vicicitudes do contexto onde aquela sociedade vive, tao proxima da nossa com as nuances fundamentais ao desenvolvimento original, narrativo do filme.

O problema do filme acaba por ser o processo lentificado para um caminho que e obvio desde o primeiro filme, nota-se a preocupaçao em tentar levantar algum nevoeiro daquilo que o filme vai desaguar, mas nesse particular o filme acaba por ser apenas curvatorio para o trajeto claro que acaba por ter. Essa falta de ritmo acaba por tornar as personagens demasiado lineares e mesmo a riqueza da mensagem final não permita que o filme tenha o impacto que a sua mensagem poderia ter.

Por tudo isto podemos dizer que Fingernails, tem uma boa ideia, que acaba por ser pouco potenciado no formato que o filme adquire a todos os niveis, quer no espaço demasiado dado aos casais que vão passando pelas mãos dos protagonistas, quer na falta de algum arrojo no lado estetico do filme, acaba por levar a que o filme seja totalmente lentificado e longe do impacto que o cast e o tema poderiam ter.

O filme fala de uma jovem, numa relaçao estavel com o namorado que começa a trabalhar numa escola de amor, que potencia relaçoes, tendo em vista uma positividade maxima entre os elementos num teste que se baseia nas unhas dos membros, tudo se torna mais inquieta quando se aproxima e apaixona pelo seu colega de trabalho.

Em termos de argumento a ideia e o corpo essencial do filme é original, diferente e com uma mensagem significativa. Isso nao faz com que o argumento seja brilhante, pela lentidão, pela falta de trabalho das personagens, principalmente as secundárias, e dialogos monordicos.

Na realizaçao o projeto e do realizador grego Nikou, um realizador europeu com algum sucesso em festivais menores que tinha aqui o seu projeto de expansão, com um elenco de primeira linha e uma historia que poderia ter impacto, mas o filme fica demasiado preso a alguns pontos mais independentes, que acabam, por não permtir o seu impacto maior.

No cast o filme tem um elenco de primeira linha, de atores reconhecidos, Buckley nos ultimos anos teve todo o impacto de uma das atrizes mais aperciadas pelo cinema independente, que aqui está algo circular. Amir e bom ator, mas tambem fica a ideia que não cresce na sua personagem e Allen Wright e totalmente desprecidado num personagem inexiste.

O melhor - O resultado moral que o filme expressa

O pior - O ritmo totalmente lento do filme


Avaliação - C+



No comments: