Friday, August 26, 2022

Charlotte

 O cinema de animação adulto é cada vez mais uma ferramenta utilizada por diversas produtoras de forma a diversificar o seu catalogo. Isso já acaba por ser uma presença não so na industria americana bem como noutros paises como neste caso o Canada que nos deu sob a forma de animação um biopic sobre uma pintora em pleno holocausto. Em termos criticos esta aposta arrojada não teve o resultado esperado com alguma mediania nas avaliações e o estilo demasiado serio para o filme acabou por também não conquistar o publico em geral.

Sobre o filme até conseguimos entender a escolha do cinema de animação pelo paralelismo entre a obra da pintora que acabou por publicar os momentos da sua familia em desenhos com um cunho muito proprio, e acaba por ser a homenagem de transmitir uma historia de desenhos nos próprios desenhos. Esta escolha parece-me interessante embora fique claramente a ideia que deveria existir muito mais paralelismo entre os estilos.

Após esta situação, surge um segundo ponto em que o filme é menos feliz, se a historia de vida pelo menos nas dinamicas familiares e interessante o filme é demasiado pausado limitando-se a ir fornecendo esses momentos sem grande arte, ou sem grande capacidade de potenciar a historia em si. O filme torna-se algo monotono, e a animação acaba por não ser tao diferenciada para tornar o filme uma obra de referência por si so.

Ou seja uma boa historia, que fica melhor contada de uma forma pausada em animaçao para adulto, com vozes competentes, que serve para o efeito sem deslumbrar. Fica sempre a questão que a opção da animaçao deve ser sempre uma mais valia que neste caso acaba por nem sempre ser. O filme cumpre sem grande brilho.

A historia segue uma jovem aspirante a pintora, que vai pintando os momentos menos bons da sua familia, marcada pelo sofrimento individual, mas que se torna mais claro quando o contexto de guerra entra das dinamicas de toda a familia.

Em termos de argumento uma historia simplista, de base, nem sempre muito dinamica, que parece demasiado cortada nos saltos temporais. A animação tenta fazer o filme mais artistico do que narrativo e isso torna o filme algo vazio em momentos em que fica a ideia que existe algo mais para contar. A historia em si e competente e merece atençao

Na realizaçao uma dupla de realizadores de cinema de animação a procura do filme de referencia, que tem aqui uma apontamento mais critica do que propriamente de sublinhado comercial. O filme tem um paralelismo interessante mas fica a ideia que devia existir uma congruencia maior de estilos que poderia fazer o filme mais dificil mas mais marcante.

O cast de vozes e competente, Kneightley encaixa perfeitamente nas caracteristicas da protagonista, e aos poucos vamos reconhecendo e fazendo associação dos titulares das vozes com as personagens e isso e sempre uma boa valorização do filme


O melhor - O paralelismo entre a arte do cinema e a arte da historia


O pior - Fica algo monotono pela falta de ritmo


Avaliação - C+



No comments: