Friday, August 19, 2022

Thirteen Lives

 Uma das grandes apostas da Amazon para este verão, era esta grande produção dirigida por um Ron Howard numa fase mesmo impressionante da sua carreira, sobre uma das historias veridicas que mais apaixonou, concretamente o resgate na gruta de uma equipa de futebol na tailandia. Este filme que surpreendentemente foi diretamente para streaming, algo estranho acabou por ser bem recebida pela critica, sem grande enstusiasmo no entanto, mas que acabou por ter o impacto esperado comercialmente.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem os atributos que mais são reconhecidos a Howard, que é a capacidade de fazer filmes metodicos, com metodos de realização detalhados, conseguindo transmitir a claustrofobia, a dificuldade de toda a missão, e acima de tudo o estado animico que se foi alterando ao longo de toda a operação. Em termos tecnicos o filme é competente e isso faz com que seja mais proximo do espetador.

O lado mais negativo do filme acaba por ser as personagens. Para um filme que tem quase duas horas e meia de duração, e interessante o facto de todos ficarem com a impressão que o filme é demasiado rapido em todos os processos, deixando de lado o acidente, a sobrevivencia, centrando-se na dificuldade do processo de resgate, sendo que mesmo aqui não temos muito sobre as personagens, como se conhecem, quem são, limitando-se a dois ou três traços de personalidade que sabem a pouco.

Ou seja um filme particular, que nos parece competente, principalmente na sua tecnicidade, que consegue com alguns apontamentos isolados ser descontraido, mas que ao mesmo tempo fica a sensação que poderia naquele tempo ter mais intriga, dar mais dos intervenientes, que são quase maquinas de um processo, onde o protagonista e as sequencias baixo de agua, em que Howard acaba por apostar forte. Mesmo assim um filme competente e profissional para um feito que merecia um filme relevante.

A historia segue acima de tudo todo o processo de resgate dos jovens e treinador tailandeses que acabaram por ficar presos numa gruta, e que envolveu uma exigente operação de resgate com diversos mergulhadores e que resultou no sucesso pleno de toda a intervenção.

Em termos de argumento o filme não é propriamente muito elaborado. Sente-se que trabalha pouco os momentos, e acima de tudo as personagens. Fica a ideia que isso podia ter sido tudo mais detalhado e aprofundado, mas se ja assim o filme tem mais de duas horas essa opção tiraria o realismo das sequencias de resgate e poderia tornar o filme menor.

Howard mais que um excelente criador, e um eficaz realizador e mais uma vez demonstra estar ao nivel dos filmes mais exigentes em termos produtivos. Sem grande sublinhado de autor, prima pelo realismo das sequencias de resgate de execução dificil, mas que fruto da sua experiencia executa com qualidade, e impressionando principalmente nesse particular.

No cast para alem das escolhas nativas que funcionam mais pelo lado cultural, o filme entrega a dupla Farrel e Mortensen o protagonismo. As personagens sao muito centradas em alguns apontamentos muito concretos das personalidades das pessoas que interpretam, e isso acaba por limitar os papeis, para alem da disponibilidade fisica necessária. Nao e os melhores papeis de ambos mas acabam por dar a dimensão aos interpretes que faz sempre falta a qualquer filme.


O melhor - O realismo de toda a sequencia de resgate.


O pior - As personagens são pouco potenciadas no filme, tudo parece demasiado rápido.

Avaliação - B-



No comments: