Monday, August 22, 2022

Secret Headquarters

 UMa das apostas de verão da Paramount + acabou por ser esta estranha produção de Jerry Buckheimer numa especie de filmes de super herois juvenis, com escolhas algo improvaveis ou baixo de forma para assumir o protagonismo. Este filme diretamente lançado na aplicação acabou por não passar com total mediania na critica, compreensivel pelo estilo de aventura juvenil que adota, sendo que comercialmente a Paramount + ainda esta a ganhar terreno pelo que nunca ira premitir grandes sucessos instantaneos.

Sobre o filme temos o típico filme de ficção cientifica com um grupo improvavel de jovens que em grupo acabam por se tornar heróis. E daqueles filmes previsíveis do primeiro ao ultimo minuto, com pouco, ou nenhuma novidade que acaba por recursos bastante limitados fazer um filme fraco, igual a muitos de super herois juvenis, na onda do Spy Kids, com todas as dificuldades iguais a todas as outras, principalmente no que diz respeito a evolução e ao estilo de filme.

Mas o que funciona mesmo muito pouco no filme são as suas escolhas, eu sei que o orçamento do filme não era elevado e que provavelmente a intenção era o tornar mais comico do que propriamente de ação, mas quer Wilson quer Pena não tem idade nem caracteristicas para se enfrentarem em grandes filmes de ação e isso soa sempre a penoso, e nunca a engraçado, ficando muitas vezes o filme refem dessas escolhas.

Por tudo isto um filme de clara serie b, como uma serie de pontos basilares igual a tantos outros que nunca convence nem como comedia juvenil, ja que efetivamente nunca consegue ser minimamente engraçado, nem no filme de ação, já que os efeitos reduzidos e os atores escolhidos nunca encaixam no estilo, ou pelo menos nos momentos em que o filme os chamam a si.

A historia segue uma descoberta por parte de um individuo, que acaba por se tornar o guardião de uma descoberta e ganhar poderes. Tudo fica pior quando um grupo tenta recuperar este poder e acaba por nesse momento o filho de tal individuo e os amigos descobrirem esta faceta do pai.

Em termos de argumento o filme e pobre do primeiro ao ultimo minuto, quer no total preenchimento da historia com os cliches tipicos dos filmes juvenis de açao. Mas principalmente por nunca encontrar o minimo ritmo de filme de ação e muito menos de filme comico, e aqui a culpa e da historia e os seus elementos de base.

Na realizaçao uma dupla que ja esteve associada a filmes mais adultos, mas sempre de ação, que tem aqui alguns meios, fruto do produtor que patrocina o projeto, mas nunca conseguem que esses vetores sejam potenciados na realização, e que talvez explique a passagem por diferentes estilos sempre com resultados curtos.

No cast nem Wilson, nem Pena se sentem confortavel no lado mais de ação do filme, e ele acaba por exigir. Em esforço o filme tenta encaixar no lado mais comico e mais habitual de cada um dos seus interpretes mas isso soa a forçado, demonstrando que nenhum dos dois está num momento particularmente feliz.


O melhor - O lado juvenil é repetido mas pouco arriscado


O pior - A luta entre Wilson e Pena, sem sentido


Avaliação - D



No comments: