Saturday, August 13, 2022

Jurassic World Dominion

 Desde a sua mais recente reinvenção que o franchising de mundo jurassico voltou a ser um dos mais rentaveis produtos de bilheteira, dai que tenham surgido diversos filmes ao longo do tempo de forma a capitalizar em dolares esse novo fulgor. Neste 2022 surgiu mais um filme desta vez com o ingrediente maior a ser o regresso da dupla de protagonistas do primeiro filme. Se em termos comerciais o dominio continuou a ser vincado com resultados de bilheteira impressionantes, do ponto de vista critico o resultado foi bastante negativo com a critica a dar avaliações ,muito negativas a esta nova aventura.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de mais do mesmo, com a diferença que os proprios atores desta nova parte da saga parecem desconfortaveis com aquilo que o filme lhes pede e que acima de tudo não é mais do que lutas interminaveis contra serem gigantescos, perdendo o lado humoristico que alimentou em termos de entertenimento os filmes anteriores, mas acima de tudo acaba também por falhar o lado narrativo onde o filme opta pela opçao facil do malevolo industrial farmaceutico, que ja vimos em diversos filmes de nivel produtivo menor.

Outro ponto que o filme parece não conseguiu funcionar e encaixar aquilo que ja conheciamos em termos de personagens desta nova saga com os primeiros, certo que Jess Goldblum ja tinha surgido no filme anterior, mas aquilo que já tinha sido algo estranho neste filme tornou-se ainda mais claro neste segundo, onde parece que o filme tenta seguir duas linhas narrativas paralelas mas cuja união está longe de ser brilhante.

Ou seja um filme com muitos efeitos especiais de primeira linha, mas que abandona por completo quer a historia, com uma linhagem narrativa muito pobre, quer as personagens que ficam apenas destinados aos confrontos tipicos com personagens jurassicas cada vez maiores e com mais institintos de sobrevivencia, sem que isso seja uma mais valia para aquilo que nos ultimos anos tem sido um primorar dos blockbusters enquanto filmes.

A historia segue os elementos dos filmes anteriores, apostados em proteger Maisie, mas que de repente percebem que um industrial acaba por ter objetivos diferentes para os dinossauros e para aquela de forma a obter rentabilidade economica, e que vai despertar a ira dos animais que poderá colocar em causa a sobrevivencia da humanidade.

Em termos de argumento o filme e muito pobre, a historia de base é igual a tantas outras, acabando o filme por abandonar alguma qualidade e dimensão que as personagens iam obtendo nos filmes anteriores. A opção de um regresso ao passado com as personagens e mais mitica do que eficaz ja que o filme nao sabe muito o que fazer com elas para alem de as juntas ao grupo.

Na realizaçao Colin Trevorrow volta a realização depois de ter ficado apenas no argumento no filme anterior. O filme e uma tarefa, tem grandes efeitos especiais, bem utilizados, ou não fosse uma grande aposta de um grande estudio, mas e totalmente desprovido de assinatura, e isso normalmente diz algo sobre uma carreira menos mediatica de um realizador que pegou num projeto de Spilberg.

No cast os atores preenchem as personagens do passado, com as mesmas caracteristicas embora mais reduzidas nas suas dimensões, o que faz com que pareçam mais desconfortáveis. Isso torna-se mais evidente em Pratt e Howard, enquanto Neil e Dern acabam por sentir-se mais presentes, não me parecendo que a dificuldade exista, acaba por ser presenças apenas simbolicas de todos.


O melhor - Os efeitos especiais


O pior - O filme perder alguns dos atributos que fez dos anteriores medianos filmes de entertenimento


Avaliação - D+



No comments: