Sunday, August 14, 2022

Prey

 Numa altura em que depois da televisão a aplicação Hulu vai ganhando maior dimensão tambem no cinema principalmente pelo facto dos seus produtos acabarem por estar disponiveis pelo mundo fora na aplicação Disney +, eis que surge uma das suas grandes apostas deste verão, nada mais nada menos do que uma prequela de Predator, o filme de terror de sucesso ao longo de gerações. Este inicio, acabou por ser uma aposta totalmente ganha da produtora, que apostou num filme naturalmente falado em camache, mas pensado também na versão inglesa. O filme conquistou a critica com avaliações positivas e também comercialmente tornando-se no filme mais visto de sempre da hulu, feito brilhante ainda para mais porque o filme não tem qualquer ator conhecido.

Sobre o filme na base temos mais um filme sobre o predador e as suas capacidades ilimitadas, que percorrem toda a duração do filme. A inovação do filme passa pelo contexto passado, que lhe da um lado mais cru e naturalmente agressivo que acaba por potenciar aquilo onde o filme melhor funciona que é a riqueza estetica das sequencias de ação de um realismo impressionante e um filme bem produzido do primeiro ao ultimo minuto.

As mais valias do filme são claramente na tradução de imagens, já que fica a ideia clara que no que diz respeito a historia, temos mais do mesmo, ou seja predador contra o mundo, e alguem capaz de pensar a frente e lhe fazer frente. Mas esteticamente o filme é bem preparado e realizado e surge a clara ideia que os seus movimentos funcionam bem, tornando-se não num filme de autor mas num competente filme de estudio.

Ou seja um bom inicio ou um bom recomeço para a uma saga com mais três decadas, que foi alimentando sempre algum carisma potenciado pela força do seu personagem alianisna central. Não e um filme que consiga no entanto imprimir muita diferenciação ou dar muita novidade ao que ja conhecemos, mas o filme é essencialmente competente nos pontos que quer dar ao publico.

A historia segue ate ao passado a um tribo comache que vive da caça que de repente começa a perceber a existencia se um ser com potencialidade completamente sobre naturais que o torna num caçador de eleição, o que leva a luta entre uma jovem que ambiciona ser caçadora contra o conhecido ser da saga.

Em termos de argumento o filme não é muito diferenciado quando comparado com aquilo que os filmes anteriores trouxeram. Tirando o contexto temporal e espacial temos pouco de novo, num filme que está longe de ter no argumento o seu lado mais forte.

Na realizaçao Tratchenberg é um jovem realizador que conseguiu grande sucesso no segundo filme de cloverfield mas que surpreendentemente depois disso voltou-se para a televisão e para series de primeira linha, regressando agora para um filme de grande estudio em que consegue recolher frutos pelo realismo e por algumas sequencias de ação de alto nivel, que talvez o entregara de vez as longas metragens.

O filme e totalmente protagonizado por atores originarios da tribo onde o filme se passa, perfeitos desconhecidos do grande publico, sendo que o filme exige apenas distreza fisica para as sequencias de ação ja que pouco ou nada trabalha nas dimensões dramaticas. Acaba por ser um cast que cumpre essencialmente pelo facto de ser original do local onde o filme passa.


O melhor - O realismo de algumas sequencias de açao.

O pior - O argumento e mais do mesmo


Avaliação - C+



No comments: