Sunday, December 13, 2020

The Christmas Chronicles 2

 Se as produtoras normais não resistem em fazer render o peixe dos seus sucessos com sequelas interminaveis seria de esperar que a Netflix sedenta de sucesso se tornasse outra das produtoras que se lançassem no mundo das sequelas ainda para mais numa epoca de natal e num filme claramente pensado para esse espirito. So que habitualmente os segundos filmes nao sao propriamente tão interessantes como o primeiro e também aqui criticamente existiu um claro decrescimo nas avaliações. Do ponto de vista comercial nao me parece que em face da circunstancia o filme nao consiga ser novo sucesso de uma produtora em alta.

Eu confesso que gostei da simplicidade do primeiro filme e da forma com que conseguia incutir do primeiro ao ultimo minuto o espirito natalicio. Pois bem este segundo filme nada tem a ver, claramente pensado num mundo imaginario, com excesso de figuras mitologicas o filme perde a essencia humana do natal e isso faz com que no resto não tenha muito por onde transmitir, deixando-o orfão daquilo que realmente funcionou no primeiro filme.

Claro que do ponto de vista produtivo com excessão de um ou outro efeito especial que nos parece mal utilizado e sempre um filme cheio de cor, querido, muito impactante na forma facil com que as personagens voltam a interagir mas depois e certo que em termos de historia o filme e vazio, tenta complicar ou tornar numa aventura mitologica um sentimento humano.

Por tudo isto e principalmente por perder de uma forma facil o encanto do primeiro filme parece-me um filme que nao consegue ser bem sucedido, fica a ideia de um filme que buscou o sucesso facil mas rapidamente desiste de ser fiel aos principios do primeiro filme para alem do lado juvenil da sua historia e das personagens iguais,

A historia segue o contexto familiar do primeiro filme, agora em ferias de Natal em Miami o que condiciona o espirito natalicio de qualquer pessoa, ate que de repente acabam por embarcar numa viagem ao mundo do pai natal para resgatar o espirito natalicio da terra.

Em termos de argumento o filme e confuso, demasiado mitologico e perde o lado emocional e sentimental que o primeiro filme tem. As personagens sao as mesmas e funcionam em conjunto mas a historia em si acaba por ser pouco ou mesmo nada interessante.

Um dos pontos que o filme ia ter a seu favor era ter conseguido que Chris Columbus fosse o realizador do filme, Alguem que sempre esteve associado a sucessos para o publico mais jovem teve um filme com mais recursos tecnicos que funcionam no lado estetico mas fica a ideia que na utilização de efeitos nem sempre os consegue fazer com qualidade. Numa fase final da carreira não seria neste filme que o realizador iria conseguir alterar muito a imagem que tem dele.

No cast a repetiçao de Russel e Hawn como mãe e pai natal, em figuras que valem pela estetica e pouco mais. Num filme que exige pouco dos seus interpretes porque nao e um filme de grandes personagens.


O melhor - O lado estetico da vila natal


O pior - A forma como o espirito natalicio se torna muito mais mitologico do que concreto


Avaliação - C-



No comments: