Saturday, December 05, 2020

Superintelligence

 Numa altura em que todas as plataformas de streaming se começam a posicionar a serio no que diz respeito ao cinema, aquela que tem conseguido acima de tudo sustentar o seu futuro de uma forma mais rapida acabou por ser a hbomax ao conseguir um acordo para a distribuição dos projetos da Warner Bros. Um dos primeiros arranques deste acordo acabou por ser esta comedia de grande publico novamente com a dupla de Falcone e McCarthy. Como habitualmente esta dupla nao funciona em termos criticos com avaliações negativas com pendor nefasto contudo comercialmente este tipo de filmes tem sempre alguns seguidores ainda para mais numa plataforma nova.

Sobre o filme mais do mesmo naquilo que tem sido a colaboraçao do casal. Uma comedia com uma ideia muito disparatada baseada numa personagem so, com alguma moral sublinhada mas que no fim acaba por falhar onde normalmente tem mais facilidade, que e no humor, o filme ao tentar sair do humor fisico de outros filmes da dupla acaba por o fazer desaparecer e tornar o filme orfão de quase tudo que uma comedia deve ter.

Claro que podemos sempre dizer que moralmente e apesar de um argumento com uma narrativa quase estapafurdia tem um imperativo moral bem trabalhado e ai o filme realmente tem uma boa ideologia e mais que isso uma lição de moral. Mas para um filme que nao larga a comedia a falta de graça e habitualmente um defeito intranspunivel.

POr tudo isto esta nova colaboração entre McCarthy e Falcone e mais um filme com pouco interesse na carreira principalmente da primeira que quando foge um pouco deste padrão ate funciona. Tambem nao me parece que sera este filme a rentabilizar esta uniao HBO WB que me parece que vai funcionar bem melhor no futuro.

A historia fala de uma engenheira informática desiludida com o amor que de repente começa a relacionar-se com uma inteligencia artificial que comanda a sua vida e todos os aparelhos que usa, numa relação que rapidamente se torna obcessiva e que podera conduzir ao termino do planeta.

Em termos de argumento tirando a componente moral que é de louvar em termos de historia, personagens e humor o filme e um deserto de ideias do primeiro ao ultimo minuto, e que isso condiciona um filme sem outros valores.

Na realizaçao Falcone basicamente realiza filmes com a sua esposa, comedias de baixo nivel, sendo esta mais uma sem grande risco ou invençao, ou seja e apenas palco para a mulher e a sua carreira tem sido isso.

No cast Mccarthy menos expansiva mas num papel que nao cresce apoiado por um Cannavale que cumpre sempre nestes papeis e um Corden que tem o centro das atençoes mediaticas fruto do seu reconhecimento a este nivel.


O melhor - O lado moratorio do filme.


O pior - A falta de graça de uma comedia


Avaliação - D+



No comments: