Tuesday, December 08, 2020

Infidel

Na altura do verão muitos foram os filmes que tentaram a sua sorte no grande ecra depois de meses parado. E essa experiencia nao poderia ser realizada com filmes de primeira linha de grandes produtoras e acabou por ser efetuada com filme pequenos alguns deles de produtoras quase inexistentes e que provavelmente nunca perceberiamos a sua existencia caso nao fosse este contexto. Um desses filmes foi este filme sobre o terrorismo no medio oriente que nem sequer foi avaliado criticamente mas que em termos comerciais conseguiu uma boa visibilidade que o tornou instantaneamente um filme de algum sucesso circunstancial.

Sobre o filme a questão dos maus do medio oriente contra o mundo ocidental e aceitavel num cinema de ação vazio mas muito mais dificil de aceitar de uma forma tao radical como aquela que foi feita num filme thriller drama como este que nao se preocupa minimamente em explicar o fenomeno onde entra, limitando-se a uma serie de preconceitos ideologicos vazios e tendenciosos que politicamente tornam o filme desde logo muito vazio.

Mas se esse fosse o grande problema do filme as coisas nem estavam mal, o problema e que no lado artistico do filme e dos seus envolventes as coisas acabaram por se tornar tambem elas muito mediocres como na interpretaçao na produçao e mesmo na realização que fazem deste filme um hino a mediocridade que pauta um tipo de cinema que em todas outras circunstancias nunca teria qualquer visibilidade.

A forma como o cinema ainda se da ao luxo de filmes com esta ideologia unilateral, e acima de tudo o amadorismo de muitos dos segmentos produtivos do filme acabam por nos mostrar que muito do lado escondido do cinema como em muitas revoluçoes vieram a tona para demonstrar o porque de estar nesse lado negreo.

A historia fala de um engenheiro informatico expecialista no islamismo que apos umas declarações polemicas e feito refem e mais tarde prisioneiro no Irão onde tem de lutar pelas suas convicções e pela sua vida enquanto sua namorada tambem se encontra em risco.

No argumento para alem de uma ideologia totalmente tendenciosa, o filme falha em todos os outros pontos, personagens pouco ou nada trabalhadas uma intriga pouco desenvolvida e uma forma quase amadora de desatar o no para a sua conclusao fazem deste argumento um dos pontos debeis do filme.

Em termos de realizaçao Nowraseth e um realizador quase desconhecido que nos ultimos tempos tem-se dedicado a um cinema de intervenção mas sem grande qualidade a forma como tudo parece amador nao e um bom pronuncio de uma carreira ainda desconhecido.

No cast temos um Caviezel que estava longe da ribalta que tem aqui um protagonismo que se calhar ele nunca pensaria ter novamente. Nota se que o ator esta em baixo de forma com uma interpretação pouco ou nada intensa ou interessante que explica a razao do seu desaparecimento. Secundarios desconhecidos com papeis semelhantes ao seu conceito


O melhor - Pouco ou nada


O pior - A forma como este cinema ideologico e pouco trabalhado ainda existe


Avaliação - D-



No comments: