Wednesday, December 23, 2020

The Croods: New Age

 Sete anos depois da Dreamworks tem conseguido um sucesso comercial de animação com a sua aventura pre historica, muito por culpa de uma excelente escolha de vozes, eis que a familia mais conhecida da pre historia viu novamente a luz do dia nesta sequela. Comercialmente a dreamworks arriscou uma estreia em cinema num contexto totalmente desfavoravel e os resultados foram extremamente curtos principalmente no mercado americano. Criticamente o filme seguiu as pisadas do seu antecessor com avaliação mediana.

Sobre o filme podemos dizer que e um filme ligeiro, com parametros comerciais no contexto da animação, ou seja não e um filme preocupado em muitos recursos narrativos ou tecnicos diferenciados nem tão pouco uma mensagem muito imponente, mas tenta acima de tudo ter uma capacidade de divertir e ter algum humor que normalmente são aspetos onde a Dreamworks e funcional.

O maior problema do filme e que o seu antecessor embora seja um filme que conseguiu bons resultados não foi um filme que marcou particularmente e permaneceu no tempo o que acabou por fazer com que atualmente pouca gente se lembre com algum grau de concretização do primeiro filme o que vai descobrindo neste, mas provavelmente daqui a duas semanas não se recorda.

Ou seja um filme de animaçao de entertenimento rapido, eficaz nos curtos propositos que tem, com alguma rebeldia na forma como se aborda mas com pouca capacidade de se fazer vincar a si mesmo. Provavelmente não vamos ter Croods 3 e se tivermos vai ser certamente um projeto menor.

A historia segue a relaçao de Guy e Eep e a forma como ela influencia a forma do grupo viver, ate que todos acabam por ir residir para um contexto diferente de uns amigos de Guy com outro tipo de evolução conduzindo a um choque cultural que colocara em causa a relação de ambos.

Em termos de argumento o filme e funcional em termos de entertenimento e em termos comicos, embora a sua mensagem nao seja propriamente a mais forte, e mais que isso que a sua historia consiga ser suficientemente forte para se fazer sublinhar nos mais pequenos.

Na realizaçao Joel Crowford ligado a outros projetos da dreamworks tem aqui o leme num filme com pouco risco, sem grandes aventuras produtivas ou esteticas com algumas abordagens de alguma curiosidade mas pouco mais, num tarefeiro que foi eficaz.

Um dos pontos onde Croods ja tinha funcionado foi no cast de vozes, Cage, Stone e Reynolds são impecaveis em cada um dos seus personagens e voltam a ser. As contratações de Mann e Dincklage continuam e fazem o grupo ser maior.


O melhor - O cast de vozes


O pior - A incapacidade se ser vincado nos seus argumentos


Avaliação - C+



No comments: