Sunday, December 13, 2020

Ammonite

 Num ano em que os filmes que se encontravam perfilados para lutar a serio pelos premios acabaram por abandonar a corrida devido a atrasos de produção isso acabou por abrir espaço a filmes mais pequenos já filmados que tentaram a sua sorte nos poucos festivais que foram existindo. Um desses filmes foi este drama romantico homossexual com duas atrizes de grande qualidade de duas gerações diferentes que contudo apesar de ter conseguido avaliações positivas nao foram entusiasmantes o suficiente para serem favoritas nas listas que vão existindo. Do ponto de vista comercial o filme não tem propriamente atributos comerciais dai os curtos resultados ainda mais com o contexto de pandemia que vivemos.

SObre o filme podemos dizer que temos acima de tudo um filme independente britanico com as virtudes e defeitos que normalmente este tipo de cinema nos tras, com o lado positivo de ter duas interpretes de primeira linha para dar dimensão e visibilidade ao filme. Por defeitos podemos dizer desde logo as poucas palavras, o ritmo lento, uma captaçao de imagem algo inquieta que não favorece a forma como o filme transmite a sua mensagem ao espetador.

Do lado positivo a intensidade das sequencias neste casa muito bem trabalhadas pelas suas interpretes que acabam por dar ao filme esse ponto nos segmentos de maior vivacidade mas que acaba por nao resgatar o filme do seu ritmo lento. A historia de amor homossexual funciona com intensidade e ligaçao entre as personagens mas o contexto e algo vazio para fazer a historia em si funcionar.

Ou seja um filme em que se esperava algo mais em termos de significado ou mesmo tamanho. Ter duas protagonistas numa historia de amor como esta merecia um filme mais completo mais proximo do publico e menos representante de um estilo de cinema algo monotono, embora por vezes seja de la que saem os interpretes e realizadores desta geração-.

A historia fala de uma arqueologa ou interessada em arqueologia que devido ao sucesso do seu trabalho e procurada por um individuo que deixa ao seu cuidado uma incapacitada mulher. Com o tempo entre elas mais que o interesse pelo trabalho nasce um interesse entre ambas que transcede o que fazem.

O argumento vale pelo lado do descobrir da paixão num espaço temporal onde isso era quase proibido. O filme funciona bem mais no trabalhar e na escalada desse ponto do que nos restante contexto que nos parece sempre algo apagado.

Na realizaçao Francis Lee e um quase desconhecido que tinha aqui a tarefa de dar um filme onde as suas interpretes brilhassem. Ele da esse espaço o que tendo em conta a sua dimensão relativa e inteligente mas nao consegue potenciar o filme para uma dimensão que tornasse o filme ainda mais forte. 

No cast Winslet consegue como poucas dar o lado fisico e emocional as suas personagens nos diversos contextos. Aqui e a estrela que mais brilha ao lado de uma Ronan que acaba por estar menos visivel, mas que acaba por ter a competencia certa no lado mais funcional do filme.


O melhor - As interpretaçoes


O pior - Um filme monotono


Avaliação - C



No comments: