Monday, October 28, 2019

47 Meters Down: Uncaged

Dois anos depois de um filme de terror no fundo do mar com tubarões a mistura de relativo sucesso comercial, surge a sua sequela com o mesmo estilo narrativo mas com novas personagens tentando o dinheiro facil. Se ja o primeiro filme nao tinha sido propriamente um sucesso critico este segundo filme seguiu as pisadas com avaliações essencialmente medianas com pendor negativo. COmercialmente as coisas foram bem mais modestas do que o primeiro filme, talvez porque o cast tivesse muito menos visibilidade.
Sobre o filme é facil perceber por onde um filme deste vai, e o combate a previbilidade de um filme com o unico objetivo financeiro basicamente nao existe, tentando apenas o mesmo resultar no sentido de claustrofobia e numa ou outra sequencia sanguinea, algo que o filme está longe de utilizar com mestria.
O filme abandona por completo o argumento, a historia e as personagens tentando colocar o mais rapido possivel as personagens no seu espaço, que se diga é interessante e o que de melhor o filme tem, já que fecha as personagens num labirinto de pedras no fundo do mar com tubarões sanguinareos. O problema e que isso em nada altera o que vimos e sentimos no primeiro filme e isso e claramente pouco para uma produçao como esta.
Ou seja um bilhete de repetiçao do primeiro filme com uma ou outra novidade estatica e pouco mais. Um bilhete para o dinheiro facil, num filme que para grande produçao deveria ser melhor em termos de efeitos especiais ja que na abordagem criativa arrisca zero.
A historia fala de quatro amigas que se juntam para fazer uma expediçao ao fundo do mar a umas ruinas de uma cidade perdida que acabam rapidamente por se ver encurraladas por um tubrarão sanguinario.
Em termos de argumento o filme basicamente nao existe, coloca quatro personagens no jogo do gato e do rato com um tubarão para um final totalmente previsivel no primeiro minuto. Nao temos qualquer vestigio de personagem ou dialogo no filme.
Na realizaçao Roberts repete o papel, com mais do mesmo, a inclusão das ruinas funciona ao nivel da sensação claustrofobica das personagens mas em termos de efeitos especiais do animal, parece aquem do que se fez no primeiro filme. Dificilmente teremos aqui um realizador para outros voos.
No cast um conjunto de jovens desconhecidas cuja exigencia do papel nao existe para alem de fugir e gritar. Nao é nestes registos que se cria nem se danifica carreiras.

O melhor - As ruinas

O pior - O tubarão

Avaliação - D

No comments: