Wednesday, October 23, 2019

Them That Follow

O culto das serepentes é algo que sempre fascinou os mais isotericos pelo poder de um ser restejante mas totalmente mortal. Este filme mais que um filme sobre o animal e um filme sobre um culto e os valores radicais dos mesmos. Um pequeno filme que foi lançado em pequenos festivais entre os quais Sundance deste ano com criticas medianas o que acabou por não fazer o filme ganhar grande explosão. Comercialmente acabou por surgir no verão com resultados muito escassos pese embora tenha algumas promessas de agora e de antigamente na sua folha de atores.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um filme lento que aos poucos vai permitindo que a tensão das personagens vai crescendo mas que nunca acaba por surpreender nos seus procedimentos. parece sempre existir uma distancia demasiado grande entre aqueles que de alguma forma estão na terra e aqueles que no culto se dedicam sendo que apenas no final temos algumas pontes.
Podemos dizer que temos uma historia de amor, mas mais que isso temos uma historia da irracionalidade das crenças, ficamos com a ideia que o filme com esta base poderia e deveria ser mais intenso não fossem as personagens de alguma forma demasiado adormecidas em todas as suas vivencias, o que é congruente com o contexto mas faz algumas delas principalmente as secundarias desaparecerem ao longo do filme.
Ou seja um historia densa psicologicamente que poderia ter um bom principio mas que se perde em tentar dar protagonismo em demasia ao culto por si so em vez das personagens e das suas eloquencias. Perde tambem porque num filme com personagens tao imprevisiveis na forma de pensar e agir o final devia ser bem menos esperado.
A historia fala de uma jovem filha de um pastor de um culto que tem como base a serepente que ao contrario do pensado pelo seu pai se apaixona por um jovem serralheiro o unico que foge as crenças do culto.
Em termos de argumento a base como ja dissemos tem qualidade mas o filme perde-se em demasia em divagações nunca criando um enredo realmente diferenciador e interessante. A mais que em termos de personagens elas acabam por nao crescer por culpa do tronco narrativo do filme.
Na realizaçao uma dupla de realizadores quase desconhecidos que apresentou em Sundance neste filme o seu portfolio. O filme quer ser misterioso num contexto cultural muito proprio que consegue ser denso psicologicamente mas pouco mais. Funciona no medo que consegue incutir nas sequencias com o animal.
No cast temos uma dupla de jovens promessas do passado Mann e Engelrt dois jovens atores que ja tiveram a aura do sucesso sobre eles mas que nunca concretizaram em valores concretos. AO seu lado uma Coleman pos oscar com a intensidade que lhe levou ao premio ainda que com uma personagem algo desaparecida. E Dever da moda na personagem menos desenvolvida do filme.

O melhor - As sequencias da serepente causam tensao

O pior - Demasiado expectavel na sua conclusao

Avaliação - C-

No comments: