Thursday, October 17, 2019

Fractured

Brad Andersson e um realizador que conseguiu ao longo da sua ja longa carreira alguns Thrillers psicologicos que conseguiram atingir alguma dimensao no cinema hollywoodesco embora sem nenhuma obra prima significativa. Apos uma epoca de menos enfase da sua carreira surgiu este thriller realizado para a Netflix que esteve longe de convencer a critica com avaliações essencialmente negativas e comercialmente talvez perdeu alguma dimensao pelo facto de ter sido lançado no mesmo dia do filme de Breaking Bad.
Sobre o filme temos um filme algo obvio que e claramente um defeito tendo em conta o genero do filme. A capacidade de surpreender o espetador e a maior virtude que um Thriller deste estilo poderá ter, e certo e que rapidamente percebemos tudo o que aconteceu, sendo o contexto a nossa unica novidade e mesmo essa sem qualquer tipo de implicaçao para o resultado do filme.
No enredo temos voltas e mais voltas numa tentativa demasiado forçada de tentar dar uma direçao ao filme ou um caminho que o espetador nunca agarra pois percebe rapidamente as intençoes do realizador. E quando uma manobra de diversão como esta acaba por ser tao forçada acaba por funcionar em clara direçao contraria e danificar o filme.
Ou seja um Thriller que tem alguma ambiçao no que diz respeito a estrutura de uma mente traumatizada mas que acaba por ser um frouxo thriller psicologico com pouco ou nenhum impacto ou suspense, que nos parece totalmente destinado para ser apenas mais um na lista netlix de 2019.
A historia fala de um pai de uma jovem que apos um acidente dirige-se com a filha e esposa para uma unidade hospitalar onde as mesmas acabam por desaparecer criando uma luta por tentar encontrar de novo contra todos os mecanismos do hospital.
Em termos de argumento o filme ate poderia ter um corpo forte mas falha claramente num ponto que nos parece fundamental que é deixar tudo ser demasiado previsivel o que numca historia como esta e completamente errado. Em termos de personagens o filme nao e forte e isso tambem nao o deixa evoluir.,
Anderson e um realizador a quem foi vaticinado algum futuro em Hollywood mas que nunca cumpriu, muito por culpa de ficar preso a um genero dificil e de avaliação instantanea. Neste mesmo genero as realizaçoes tornaram-se algo repetitivas e demonstram o porque da paralisação da carreira.
No cast temos um Worthington a dominar o filme do primeiro ao ultimo minuto, num registo que poderia funcionar mas que acaba por ser demasiado de heroi de açao, explicando a razao pela qual nunca conseguiu se assumir de forma clara como um protagonista da 7 arte.

O melhor - O final acaba por ter alguns bons momentos esteticos.

O pior - Totalmente previsivel

Avaliação - D+

No comments: