Sunday, June 16, 2019

Dumbo

Numa altura em que a Disney parece apostar tudo nos seus live action das suas historias mais conhecidas, uma das mais peculiares teve Tim Burton como o seu realizador, concretamente Dumbo a historia do elefante voador. Em termos criticos parece-me claro que Burton ja teve melhores dias obtendo aqui novamente avaliaçoes demasiado medianas, principalmente para o universo Disney. Em termos comerciais os resultados foram consistentes ainda que longe daquilo que de melhor a Disney consegue fazer com os seus produtos.
Sobre o filme podemos dizer que e um dos filmes menos artisticos e mais claros de Burton, fica mesmo a ideia que temos mais mão da disney do que propriamente do realizador o qual acaba por passar despercebido numa historia de grande estudio com grandes cenarios mas com algo que nos fique na retina como assinatura do realizador e quando se fala de alguem tao grande como Burton fica logo a ideia que não vai ser por um bom motivo.
A historia e a conhecida, desenhada para os mais pequenos, sem grandes artefactos narrativos, limita-se a contar de uma forma simples e para todos a historia de Dumbo, sendo um filme totalmente previsivel do primeiro ao ultimo minuto. FIca a ideia que para um live actrion com esta produtora e principalmente com este realizador tinha-se de esperar muito mais e que o filme nunca consegue ter esse imput de qualidade.
Por tudo isto parece-me que e facil sair frustrado deste filme, fica a ideia de um piloto automatico inadmissivel a alguem como Burton mas que nos ultimos anos tem sido comum. Podemos sempre achar um filme bonito, e um filme para a familia mas nunca vai ser um filme que se destaque em panorama algum.
Em termos de historia o filme fala-nos do nascimento ate ser uma estrela do elefante mais conhecido do mundo, enquanto tenta encontrar a sua mãe e mais que isso tenta resistir aos objetivos de um dono de um circo com objetivos pouco vlaros.
EM termos de argumento o filme e demasido simplista, pouco valor metaforico que por vezes os filmes de Burton tem, mas tambem falta uma historia que val para alem da SHort Story de Dumbo, e isso narrativamente esta longe de ser brilhante.
Na realizaçao Burton ja teve melhores dias, fica a ideia que nos ultimos tempos tornou-se preguiçoso a todos os niveis ja que os seus filmes deixaram de ter assinatura, e neste filme tornam-se mesmo igual a qualquer outro de um tarefeiro da Disney, o que e muito pouco para alguem que ja foi dos maiores cineastas de holywood.
Em termos de cast Farell tem como protagonista, mas acaba por estar longe de ser brilhante algo que tem sido algo comum nas ultimas apariçoes de um Farell repetitivo e em piloto automatico. Keaton e um vilao cheio de maneirismos, e parece que a unica presença burtiana e Green.

O melhor - As expressoes animicas de Dumbo.

O pior - Burton ser completamente desaproveitado no filme.

Avaliação - C-

1 comment:

knott said...

um tanto decepcionante...

agora realmente fica a torcida para que rei leão nos surpreenda.