Thursday, June 20, 2019

Red Joan

O cinema britanico e conhecido pela sua consistencia principalmente quando conta historia de personagens singulares. Este filme tem uma vertente dual, por um lado a espionagem ao pais de origem mas mais que isso tambem a forma como isso resultou num equilibrio que impediu guerras sucessivas. Certo e que o filme nao convenceu a critica com avaliações essencialmente medianas. Comercialmente para um filme sem granes figuras de referencias as coisas ate foram positivas ultrapassando a mitica barreira do milhao.
Sobre o filme temos uma abordagem tipicamente inglesa e no tradicionalismo daquele tipo de cinema nao so na forma como o filme balança entre o presente e o passado, mas tambem num ritmo pausado que se vai desvendando ao pouco e que acaba por ser no filme contraproducente ja que deixa por diversas vezes o filme adormecer em si tirando-lhe um ritmo que era desejado.
Por outro lado em termos relacionais sendo elas tao importantes para a forma como o filme se desenvolve em si pensamos que as mesmas deveriam ter sido mais trabalhadas para o ecra e nao surgirem repentinamene uma para a outra. Fica a ideia que o filme esta demasiado preocupado em esconder a verdadeira revelaçao e acaba por nao preparar com força a mesma.
Ou seja um filme que nos da uma historia relevante e importante dos nossos dias mas que é contada de uma forma que acaba por nao lhe dar a imponencia ou a relavancia que esta acaba por ter, fica a ideia que um filme mais potenciado em termos emotivos, e quem sabe com intepretes de uma linha superior poderia ter outro tipo de significado.
A historia fala de uma jovem estudante universitaria que acaba por se tornar numa espia russa no centro de estudos tecnicos do governo ingles, acabando por ser fundamental na passagem das informações sobre a bomba atomica.
O argumento do filme parte de uma historia e de uma figura relevante mas nunca consegue tornar o filme em si imponente, muito por culpa de personagens pouco trabalhadas, principalmente as secundarias e dialogos demasiado politicos.
Na realizaçao temos a tradiçao tipica inglesa por parte de Nunn um experiente membro de crew de grandes produçoes que tem aqui uma abordagem na posiçao mais importante mas que acaba por ser um trabalho pouco vistoso.
No cast Dench tem uma cameo interessante para dar força ao filme, embora seja no passado que resida a açao ai, uma serie de jovens desconhecidos nao ajudam o filme a ter tamanho.

O melhor - A historia e a personagem.

O pior - Fica a ideia que o filme tinha tudo para nao ser mediocre

Avaliação - C-

No comments: