Saturday, June 29, 2019

The Best of Enemies

Os direitos civis conquistados pela raça negra nos EUA foi sempre um conflito latente no sul dos EUA, sendo que diversos filmes ja se manifestaram sobre a resistência à integração com filme mais ou menos ficcionados. Este ano e logo nos primeiros meses, surgiu este filme sobre um acontecimento numa pequena cidade que uniu a lider de movimento afro americano com o lider local do KKK num debate integrativo. Este retrato desse acontecimento teve uma receção critica de alguma indiferença que acabou por conduzir a um fracasso comercial substantivo.
Sobre o filme o impacto das questoes raciais e acima de tudo termos consciencia dos avanços que foram sendo feitos e incrivel quando vimos filmes como este. Em termos do episodio em si e um retrato exemplificativo da divisao das pessoas pela cor e todo o impacto que isso tem. Contudo o acontecimento em si e a prova de algo mais forte e de como as pessoas podem ser educadas para pensar diferente, e nesse particular o filme acaba por ter uma mensagem muito significativo.
Onde o filme perde alguma força e por ser mais emotivo do que racional, a forma como potencia as personagens para o impacto da decisao numa separaçao entre bons e maus que funciona bem no cinema de ficçao mas que me parece algo imaturo quano queremos relatar um acontecimento, e nisso este filme exagera nessa separaçao, sendo claramente um filme demasiado tendencioso numa batalha.
Mesmo assim pelo impacto e a forma positiva da historia mas mais que isso, pelo crescimento da personagem central, parece-me claro que temos um filme que funciona junto do espetador dando-lhe motivaçao para a humanidade. Certo e que e um filme que funciona mais do ponto de vista animico do que do realismo da historia contada mas isso tambem faz parte do cinema.
A historia fala do confronto ideologico em sessões de esclarecimento entre o lider local do KKK e uma ativista afro americana que debatem a integraçao de turmas de ambas as raças depois de um incendio na escola dos negros.
Em termos de argumento o acontecimento historico em si e o valor assumido do filme, que depois e criado com emoçao mais do que razão mas acaba com o impacto que o filme quer ter. Nao me parece um argumento de primeira linha mas que cumpre os objetivos imediatos do filme.
Na realizaçao Robin Bisell e um produtor de estudio que tem aqui o seu filme mais forte em termos de produçao atras das camaras. A realizaçao e simples, com uma boa recriaçao temporal e de espaços pequenos do sul dos EUA, mas sem grande valor artistico na abordagem.
No cast o filme tem dois interpretes em boa forma que funcionam nos seus personagens. henson tem a intensidade da sua personagem e Rockwell encaixa bem nos dois lados do seu personagem. Nao sendo os melhores dos papeis de ambos, sao prestaçoes que encaixam bem no atual momento de ambos.

O melhor - O valor da historia que o filme relata.

O pior - Pensa demasiado na emoçao imediata

Avaliação - B-

No comments: