Os direitos civis conquistados pela raça negra nos EUA foi sempre um conflito latente no sul dos EUA, sendo que diversos filmes ja se manifestaram sobre a resistência à integração com filme mais ou menos ficcionados. Este ano e logo nos primeiros meses, surgiu este filme sobre um acontecimento numa pequena cidade que uniu a lider de movimento afro americano com o lider local do KKK num debate integrativo. Este retrato desse acontecimento teve uma receção critica de alguma indiferença que acabou por conduzir a um fracasso comercial substantivo.
Sobre o filme o impacto das questoes raciais e acima de tudo termos consciencia dos avanços que foram sendo feitos e incrivel quando vimos filmes como este. Em termos do episodio em si e um retrato exemplificativo da divisao das pessoas pela cor e todo o impacto que isso tem. Contudo o acontecimento em si e a prova de algo mais forte e de como as pessoas podem ser educadas para pensar diferente, e nesse particular o filme acaba por ter uma mensagem muito significativo.
Onde o filme perde alguma força e por ser mais emotivo do que racional, a forma como potencia as personagens para o impacto da decisao numa separaçao entre bons e maus que funciona bem no cinema de ficçao mas que me parece algo imaturo quano queremos relatar um acontecimento, e nisso este filme exagera nessa separaçao, sendo claramente um filme demasiado tendencioso numa batalha.
Mesmo assim pelo impacto e a forma positiva da historia mas mais que isso, pelo crescimento da personagem central, parece-me claro que temos um filme que funciona junto do espetador dando-lhe motivaçao para a humanidade. Certo e que e um filme que funciona mais do ponto de vista animico do que do realismo da historia contada mas isso tambem faz parte do cinema.
A historia fala do confronto ideologico em sessões de esclarecimento entre o lider local do KKK e uma ativista afro americana que debatem a integraçao de turmas de ambas as raças depois de um incendio na escola dos negros.
Em termos de argumento o acontecimento historico em si e o valor assumido do filme, que depois e criado com emoçao mais do que razão mas acaba com o impacto que o filme quer ter. Nao me parece um argumento de primeira linha mas que cumpre os objetivos imediatos do filme.
Na realizaçao Robin Bisell e um produtor de estudio que tem aqui o seu filme mais forte em termos de produçao atras das camaras. A realizaçao e simples, com uma boa recriaçao temporal e de espaços pequenos do sul dos EUA, mas sem grande valor artistico na abordagem.
No cast o filme tem dois interpretes em boa forma que funcionam nos seus personagens. henson tem a intensidade da sua personagem e Rockwell encaixa bem nos dois lados do seu personagem. Nao sendo os melhores dos papeis de ambos, sao prestaçoes que encaixam bem no atual momento de ambos.
O melhor - O valor da historia que o filme relata.
O pior - Pensa demasiado na emoçao imediata
Avaliação - B-
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment