Sunday, June 09, 2019

Five Feet Apart

Nos ultimos anos por vezes tem surgido alguns filmes romanticos na tragedia da doença que acabaram por marcar uma temporada no que diz respeito ao romantismo. Seguindo o sucesso literario e do cinema da Culpa e das Estrelas surgiu este filme com uma premissa muito proxima so alterando a doença em si. Em termos criticos o filme passou com a mediania tipica de um filme orientado para a emoçao facil. Comercialmente esteve longe do sucesso da Culpa e das Estrelas mas podemos dizer que para um filme sem grandes figuras os resultados ate acabaram por ser consistentes.
Este filme tem objetivos bem definidos principalmente no que diz respeito a procura incansavel da lagrima facil no seu espetador, com uma forma infalivel do fortalecer a relaçao central para a depois chegar ao inevitavel fim. Nesse particular o filme consegue o lado intenso dos primeiros momentos, sendo que a condiçao de ambos acaba por ser um aliado de peso na quimica entre personagens e mais que isso na ligação ao espetador.
No final o filme torna-se num poço lamechas perdendo o lado mais descontraido de alguns dialogos para ser um mar de lagrimas. Este pode ter sido o objetivo do filme, mas parece-me que torna-se demasiado evidente que e um filme para emoçao mais do que para a razão, num tipico filme que vai deliciar os romanticos mas que dificilmente entrara no gosto dos mais racionais.
Ou seja um daqueles filmes de domingo a tarde para os dias de inverno, que nos fica na retina porque a dupla de protagonistas funciona bem e isso acaba por ser meio caminho andado no que diz respeito ao sucesso de qualquer filme romantico. No seguinte acho que o drama e demais para os dias de hoje.
A historia fala de dois jovens com uma condiçao medica grave que em pleno tratamento hospitalar acabam por se apaixonar contudo a proximidade fisica entre ambos podera ser fatal para ambos, pelo que tem de ter uma distancia fisica de segurança entre ambos.
Em termos de argumento a historia de base e romantica e original, mas na sua elaboraçao cai do cliche romantico simplista demasiadas vezes, como o lado descontraido de um dos lados, o artistico do outro, o drama completo complementar acaba por ser demais num filme so.
Na realizaçao Justin Baldoni e um jovem realizador oriundo das comedias, que tem um trabalho simplista, de estudio sem grandes truques nao potenciando mesmo o lado estetico do romance. Claro que um hospital nao e o contexto ideal para a beleza romantico, mas fica a ideia que poderia ter feito mais.
No cast Richardson parece-me um dos bons valores emergentes de Hollywood e neste filme tem as despesas dramaticas do filme, com a intensidade e suavidade que a personagem necessita, sendo mesmo o ponto mais trabalhado do filme. AO seu lado Sprouse, potenciado pelo sucesso de Riverdale, acaba por ter um desempenho proximo da sua personagem de referencia. O melhor do filme e que ambos tem bastante quimica.

O melhor - O desempenho de Richardson.

O pior - O drama a determinada altura é demasiado para um filme so.

Avaliação - C+

No comments: