Thursday, June 06, 2019

The Mustang

As ligações entre animais e seres humanos são um dos temas preferidos no cinema de hollywood, quer nas comedias mais familiares quer em dramas que contam historias verdadeiras, como este particular filme sobre a ligação de um cavalo selvagem com um presidiario. Este filme que tem genese nos projetos de base do festival de Sundance foi recebido com criticas positivas e potenciadoras do filme e fruto da ligação dos americanos ao animal em questao, o conhecido Mustang tambem comercial rendeu bem mais do que seriam as expetativas de um filme declaradamente independente.
Mustang e um filme intimista sobre a relaçao de alguem anti social com um animal selvagem, o valor simbolico da relaçao e do crescimento da mesma sempre com as caracteristicas de ambos e bem potenciada num filme de poucas palavras que prefere quase sempre ir a procura da partilha silenciosa entre ambos.
Nao e um filme totalmente original ou uma abordagem estetica diferenciada. Muito pelo contrario, e um filme de procedimentos simples, que perde talvez por esconder demasiado a personagem humana na especificidade da sua condiçao e nao na sua essencia enquanto pessoa. O filme ao passar-se num contexto prisional deveria quem sabe dar mais antena aos outros pontos da vida da personagem que acaba por ficar limitada a ligaçao da personagem.animal.
Por tudo isto Mustang e um filme competente, sem ser brilhante ou diferenciador, acaba por ter uma mensagem positiva e de esperança no lado positivo dos detidos e uma forma diferenciadora de teraria de rebilitaçao nos estabelecimentos prisionais. Fica a ideia que por vezes o filme podia e deveria ser mais arrojado na forma, mas muitas vezes para isso é necessario e meios e quem sabe outro tipo de historia.
O fillme fala de um preso que passou grande parte do tempo em solitaria que acaba por integrar um programa que procura potenciar a ligaçao de personagens com cavalos Mustang para ser vendidos, num treino de ordem e respeito.
EM termos de argumento o filme em termos de mensagem teorica, funciona, na sua potencialidade do argumento parece-me contudo que o adota um estilo demasiado intimista e que isso acaba por pausar demasiado um filme curto, que contudo tem sempre coraçao.
Na realizaçao do filme Clarmont-Tornerre tem aqui o seu filme de estreia depois de ganhar um projeto financiado por Sundance. Neste filme temos uma realizaçao sem grandes riscos onde a maior gloria e a forma selvagem com que nos da a personagem animal. A ver como segue a carreira.
No cast o sublinhando vai para a intensida interpretaçao de Schoenharts um ator que ainda figura numa lista b mas que aqui tem a insenidade e recursos para papeis maiores. Domina o filme bem, numa personagem interessante daquelas que pode sublinhar um carreira.

O melhor - A ligação entre o homem e o animal.

O pior - O filme perde pouco tempo nos outros pontos da vida do personagem.

Avaliação - C+

No comments: